Processos de Comunicação e Educação
1
2025-2026
01009640
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Espera-se que o estudante tenha competências de expressão escrita e leitora.
Métodos de Ensino
Na componente teórica o método é sobretudo expositivo e de debate sobre as temáticas, sendo os alunos solicitados a lerem previamente os textos indicados. O debate tem como função desenvolver a capacidade crítica e reflexiva, bem como a competência argumentativa. Na componente prática os alunos analisam situações ou resolvem exercícios relacionados com a parte teórica, aprendem a utilizar software para criarem um website pessoal, escreverem para a Web 2.0 e criarem um recurso educativo interativo.
Resultados de Aprendizagem
-Conhecer os modelos de comunicação, as funções da linguagem, os códigos de comunicação, a netiqueta, as recomendações para escrever para a Web, as características da comunicação verbal e não verbal, as funções didáticas da imagem, do áudio e do vídeo e os requisitos na criação de recursos educativos interativos.
-Compreender a evolução dos modelos de comunicação até hoje marcados pela imediaticidade e o conectivismo; a importância da semiótica na compreensão de diferentes códigos na comunicação; a importância da comunicação verbal e não verbal na comunicação interpessoal e em contexto educativo;
-Compreender a diferença entre a escrita tradicional e a escrita para a Web e a pertinência do feedback na aprendizagem bem como as funções didáticas de recursos educativos em diferentes formatos.
-Ser capaz de fazer apresentações em público com domínio da linguagem verbal e não verbal, rentabilizando recursos em diferentes formatos; escrever para a Web;
-Criar recursos educativos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Comunicação e Educação
1.1. Modelos de comunicação
1.2. Semiótica e códigos de comunicação
1.3. Funções da linguagem
1.4. Problemas de descodificação
2. Comunicação online
2.1. A netiqueta
2.2. Escrever para a Web
2.3. Comunicar nas redes sociais
3. Comunicação e relações interpessoais
3.1. Comunicação não verbal
3.2. Comunicação verbal
3.3. Escuta ativa
3.4. Apresentações em público
4. Comunicação em contexto educativo
4.1. Importância do feedback na comunicação pedagógica
4.2. Funções didáticas da imagem, do áudio e do vídeo
4.3. Criação de recursos educativos interativos.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Amélia Costa da Conceição Amorim Soares de Carvalho
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
website e podcast: 20.0%
Projecto: 40.0%
Frequência: 40.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Carr, N. (2011). Os Superficiais - O que a Internet está a fazer aos nossos cérebros. Lisboa: Gradiva.
Carvalho, A. A. A. (2013). Aprender através dos Recursos online. Lisboa: RBE.
Cloutier, J. (1979). A era de EMEREC. Lisboa: Instituo de Tecnologia Educativa.
Krug, S. (2008). Não me faça pensar. Rio de Janeiro: Alta Books.
Lévy, P. (2000). Cibercultura. Lisboa: Piaget.
Maestro, G. G. (2010). Como Falar em Público. Lisboa: Estampa.
Prensky, M. (2009). H. Sapiens Digital: From Digital Immigrants and Digital Natives to Digital Wisdom. Innovate, 5 (3).
Rodrigues, A. D. (2000). Introdução à Semiótica. Lisboa: Editorial Presença.
Siemens, G. (2005). Connectivism: A learning theory for the digital age. International Journal of Instructional Technology & Distance Learning, 2.
Silva, B. (1998). Educação e Comunicação.Braga: CEEP,Universidade do Minho.
Vieira, H. (2000). A Comunicação na Sala de Aula. Lisboa:Editorial Presença.