Estatística Aplicada à Educação
1
2025-2026
01009634
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Domínio dos conteúdos da disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS), lecionada no Ensino Secundário.
Métodos de Ensino
Nas aulas teóricas apresentação oral dos conteúdos (método expositivo) recorrendo a meios multimedia.
Nas aulas práticas (Laboratoriais) usam-se preferencialmente demonstrações e métodos de aprendizagem colaborativa.
Resultados de Aprendizagem
Esta u.c. visa aprofundar o pensamento estatístico (raciocínio), fomentar a persistência na aprendizagem da estatística e promover atitudes e crenças positivas (e.g., valor) sobre a utilidade da estatística na produção e na divulgação do conhecimento sobre o comportamento educativo. Visamos o desenvolvimento de competências práticas de análise de dados, nomeadamente, recorrendo ao programa IBM SPSS Statistics. Os estudantes deverão ser capazes de usar uma série de procedimentos de estatística descritiva e inferencial de nível intermédio e avançados (comparação de médias, medidas de associação e regressão linear), recorrendo a testes paramétricos e não-paramétricos, para analisarem desenhos experimentais e correlacionais. Enfatiza-se nesta unidade a aquisição de competências efetivas de análise, no âmbito do modelo linear geral, da variabilidade naturalmente existente nos dados psicossociais.
Estágio(s)
NãoPrograma
A-Conceitos teóricos
1.Introd à Estatística: Conceitos básicos, tipos de dados, usos e abusos da Estatística, etapas de um estudo estatístico, planeamento de experiências
2.Estatística Descritiva Univariada:Pensar em termos estatísticos, correlação e relação causa-efeito, organiz e apresentação de dados, indicadores de localização central; indicad de dispersão; coeficiente de variação;indicador de assimetria e achatamento (curtose)
3.Distribuição Normal:A curva normal;teorema do limite central;distribuição da média amostral
4.Estatística Inferencial:Conceitos fundament; erros na tomada de decisão; intervalos de confiança e teste de hipóteses; inferência sobre o valor médio; inferência sobre diferença de valores médios de 2 populações; o teste do qui-quadrado para a aderência e a contingência
5.Testes não paramétricos para duas amostras:planos independentes e relacionados
B - Práticas/Laboratórios
1. Utilização dos menus do IBM SPSS Statistics para implementação de diferentes técnicas.
Docente(s) responsável(eis)
José Manuel Pacheco Miguel
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 100.0%
Bibliografia
Aliaga, M. & Gunderson, B. (2006). Interactive Statistics (3rd Ed.). Prentice Hall.
Cohen, B. (2008). Explaining Psychological Statistics. Hoboken, NJ: Wiley.
Field, A. (2017). Discovering Statistics Using SPSS (5th ed.). London: SAGE.
Glass, G. V. & Hopkins, K. D. (1996). Statistical Methods in Education and Psychology (3rd ed.). Boston: Allyn & Bacon
Howell, D. (1997). Statistical methods for psychology (4ª Ed.). Belmont, CA: Duxbury Press.
Maroco, J. (2011). Análise estatística – Com utilização do SPSS (5ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.
Pallant, J. (2010). SPSS survival manual: A step by step guide to data analysis using SPSS (4th ed.). Maidenhead: Open University Press/McGraw-Hill.
Pestana, M. H. & Gageiro, J. N. (2008). Análise de Dados para Ciências Sociais - A complementaridade do SPSS (5ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.