Estatística Aplicada à Educação

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
01009634
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Nenhum em especial.

Métodos de Ensino

Exposição de conteúdos fundamentais para cada tema, com recurso a meios audiovisuais. Estudo de casos e análise de dados em software estatístico (e.g. IBM SPSS Statistics) nas aulas práticas. Página da unidade curricular no Nónio.

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular de “Estatística Aplicada à Educação” o aluno deve:

- Conhecer as metodologias de análise de dados;

- Identificar as diversas fases do processo de investigação experimental que antecedem a análise de dados propriamente dita, desde a formulação do problema a estudar até às técnicas de recolha de dados, passando pelo delineamento da estratégia de investigação, escolha e operacionalização de variáveis e métodos de amostragem;

- Conhecer os procedimentos estatísticos, nomeadamente os métodos descritivos simples, os testes de hipóteses para estudo de comparação e associação entre variáveis e populações.

- Desenvolver competências de análise das diversas tomadas de decisão em investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

A unidade curricular “Estatística  Aplicada à Educação” pretende abordar os seguintes temas:

1. Introdução à Estatística: Conceitos básicos, a natureza dos dados, usos e abusos da Estatística, etapas de um estudo estatístico, planeamento de experiências.

2. Estatística Descritiva Univariada: Pensar em termos estatísticos, correlação e relação causa-efeito, organização e apresentação de dados, indicadores de localização e dispersão; coeficiente de variação, de assimetria e de achatamento.

3. Distribuição Normal: A curva normal; distribuição da média amostral; Teorema do Limite Central.

4. Correlação e regressão: Coeficiente de correlação; regressão linear simples.

5. Estatística Inferencial: Conceitos básicos; erros na tomada de decisão; intervalos de confiança e teste de hipóteses; inferência sobre o valor médio; inferência sobre a diferença de valores médios de duas populações; o teste do qui-quadrado para a independência.

Docente(s) responsável(eis)

José Manuel Pacheco Miguel

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Resolução de problemas: 30.0%
Frequência: 70.0%

Bibliografia

Aliaga, M., & Gunderson, B. (2006). Interactive statistics (3rd ed.). Upper Saddle River, N.J.: Pearson Prentice Hall.

Pestana, D., & Velosa, S. (2008). Introdução à probabilidade e à estatística (3ª ed.) Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Murteira, B.  (1999) Análise exploratória de dados. Lisboa: McGraw-Hill.

Antunes, M., & Murteira, B.  (2012). Probabilidades e estatística (Vol.1 e Vol.2). Lisboa: Escolar Editora.

Carreira, A., de Sousa, B., & Pinto, G. (2002). Cálculo da probabilidade. Lisboa: Instituto Piaget.

Hoaglin, D., Mosteller, F. & Tukey, J. (1983). Análise exploratória de dados. Técnicas robustas: Um guia. Lisboa: Edições Salamandra.