Estatística Aplicada à Educação
1
2016-2017
01009634
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Nenhum em especial.
Métodos de Ensino
Exposição de conteúdos fundamentais para cada tema, com recurso a meios audiovisuais. Estudo de casos e análise de dados em software estatístico (e.g. IBM SPSS Statistics) nas aulas práticas. Página da unidade curricular no Nónio.
Resultados de Aprendizagem
No final da unidade curricular de “Estatística Aplicada à Educação” o aluno deve:
- Conhecer as metodologias de análise de dados;
- Identificar as diversas fases do processo de investigação experimental que antecedem a análise de dados propriamente dita, desde a formulação do problema a estudar até às técnicas de recolha de dados, passando pelo delineamento da estratégia de investigação, escolha e operacionalização de variáveis e métodos de amostragem;
- Conhecer os procedimentos estatísticos, nomeadamente os métodos descritivos simples, os testes de hipóteses para estudo de comparação e associação entre variáveis e populações.
- Desenvolver competências de análise das diversas tomadas de decisão em investigação.
Estágio(s)
NãoPrograma
A unidade curricular “Estatística Aplicada à Educação” pretende abordar os seguintes temas:
1. Introdução à Estatística: Conceitos básicos, a natureza dos dados, usos e abusos da Estatística, etapas de um estudo estatístico, planeamento de experiências.
2. Estatística Descritiva Univariada: Pensar em termos estatísticos, correlação e relação causa-efeito, organização e apresentação de dados, indicadores de localização e dispersão; coeficiente de variação, de assimetria e de achatamento.
3. Distribuição Normal: A curva normal; distribuição da média amostral; Teorema do Limite Central.
4. Correlação e regressão: Coeficiente de correlação; regressão linear simples.
5. Estatística Inferencial: Conceitos básicos; erros na tomada de decisão; intervalos de confiança e teste de hipóteses; inferência sobre o valor médio; inferência sobre a diferença de valores médios de duas populações; o teste do qui-quadrado para a independência.
Docente(s) responsável(eis)
Bruno Cecílio de Sousa
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Resolução de problemas: 30.0%
Frequência: 70.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Aliaga, M., & Gunderson, B. (2006). Interactive statistics (3rd ed.). Upper Saddle River, N.J.: Pearson Prentice Hall.
Pestana, D., & Velosa, S. (2008). Introdução à probabilidade e à estatística (3ª ed.) Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Murteira, B. (1999) Análise exploratória de dados. Lisboa: McGraw-Hill.
Antunes, M., & Murteira, B. (2012). Probabilidades e estatística (Vol.1 e Vol.2). Lisboa: Escolar Editora.
Carreira, A., de Sousa, B., & Pinto, G. (2002). Cálculo da probabilidade. Lisboa: Instituto Piaget.
Hoaglin, D., Mosteller, F. & Tukey, J. (1983). Análise exploratória de dados. Técnicas robustas: Um guia. Lisboa: Edições Salamandra.