Sociologia da Educação
1
2025-2026
01009623
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Pretende-se conciliar o método expositivo com a utilização de práticas pedagógicas que promovam o trabalho autónomo dos estudantes e a sua participação ativa no processo de aprendizagem, como a discussão de textos ou dados e a realização de trabalhos de grupo.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como principal finalidade contribuir para o desenvolvimento de um “olhar sociológico” sobre a realidade educativa, procurando promover uma reflexão e uma análise crítica sobre a dimensão social da educação e a sua complexidade. Pretende-se, também, contribuir para o desenvolvimento de competências de investigação e de intervenção no campo educativo visando a promoção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa.
No final da unidade curricular os/as estudantes deverão ser capazes de :
- Reconhecer a dimensão social da educação e a sua complexidade.
- Analisar os fenómenos educativos como fenómenos sociais.
- Compreender a especificidade das principais perspectivas de análise sociológica da educação e temáticas fundamentais
- Analisar de forma crítica e reflexiva dados, estudos e propostas de intervenção em diversos contextos educativos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A unidade do social e a diversidade das Ciências Sociais. Educação e Sociedade. A dimensão social da educação. A diversidade dos contextos educativos e formativos: formais, não formais e informais. A Sociologia da Educação – evolução e perspectivas
2. A evolução da escola e da escolarização ao longo da 2ª metade do século XX. A emergência da escola de massas e as promessas do desenvolvimento, da mobilidade social e da igualdade. A abordagem estruturo-funcionalista e a teoria do capital humano
3. A nova ordem económica e social e o “tempo das incertezas”. Desigualdades educativas e desigualdades sociais. As teorias da reprodução e as abordagens interpretativas.
4. Educação, diversidade, inclusão e equidade. Processos e princípios de justiça.
Docente(s) responsável(eis)
Professor a Definir - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 30.0%
Mini Testes: 70.0%
Bibliografia
Azevedo, J. (2000) O ensino secundário na Europa. Ed Asa
Beltrán, J., & Hernandez F. (2011) Sociología de la educación. McGraw-Hill.
Canário, R. (2005). O que é a Escola? Um “olhar sociológico”. Porto Editora.
Carmo, R et al. (org) (2018) Desigualdades sociais. Portugal e a Europa. Mundos Sociais
Dubet, F. (2019). Desigualdades educacionais: estruturas, processos e modelos de justiça. Jornal de Políticas Educacionais. (13), 46, 1-26
Nogueira, C., & Nogueira, M. (2002). A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: Limites e contribuições. Educação e Sociologia, 23 (78), 15-35.
Schneider B. (ed.). (2018) Handbook of the Sociology of Education in the 21st Century. Springer, Cham.
Seabra, T. (2009) Desigualdades escolares e desigualdades sociais. Sociologia, Problemas e Práticas, 59,75-106
UNESCO (2020) GEMR 2020 Inclusion and Education. Unesco
Young, M (2016) Por que o conhecimento é importante para as escolas do século XXI? Cadernos de Pesquisa, 46(159)18.