Sociologia da Educação

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
01009623
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Pretende-se conciliar o método expositivo com a utilização de práticas pedagógicas que promovam o trabalho autónomo dos estudantes e a sua participação ativa no processo de aprendizagem, como a discussão de textos ou dados e a realização de trabalhos de grupo.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como principal finalidade contribuir para o desenvolvimento de um “olhar sociológico” sobre a realidade educativa, procurando promover uma reflexão e uma análise crítica sobre a dimensão social da educação e a sua complexidade. Pretende-se, também, contribuir para o desenvolvimento de competências de investigação e de intervenção no campo educativo visando a promoção de uma sociedade mais  inclusiva e equitativa.

No final da unidade curricular os/as estudantes deverão ser capazes de :

- Reconhecer a dimensão social da educação e a sua complexidade.

- Analisar os fenómenos educativos como fenómenos sociais.

- Compreender a especificidade das principais perspectivas de análise sociológica da educação e temáticas fundamentais

- Analisar de forma crítica e reflexiva dados, estudos e propostas de intervenção em diversos contextos educativos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A unidade do social e a diversidade das Ciências Sociais. Educação e Sociedade. A dimensão social da educação. A diversidade dos contextos educativos e formativos: formais, não formais e informais. A Sociologia da Educação – evolução e perspectivas

2. A evolução da escola e da escolarização ao longo da 2ª metade do século XX.  A emergência da escola de massas e  as promessas do desenvolvimento, da mobilidade social e da igualdade. A abordagem estruturo-funcionalista e a teoria do capital humano

3. A nova ordem económica e social e o “tempo das incertezas”. Desigualdades educativas e desigualdades sociais. As teorias da reprodução e as abordagens interpretativas. 

4. Educação, diversidade, inclusão e equidade. Processos e princípios de justiça.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Maria Magalhães Teixeira Seixas

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 30.0%
Mini Testes: 70.0%

Bibliografia

Azevedo, J. (2000) O ensino secundário na Europa. Ed Asa

Beltrán, J., & Hernandez F. (2011) Sociología de la educación. McGraw-Hill.

Canário, R. (2005). O que é a Escola? Um “olhar sociológico”. Porto Editora.

Carmo, R et al. (org) (2018) Desigualdades sociais. Portugal e a Europa. Mundos Sociais

Dubet, F. (2019). Desigualdades educacionais: estruturas, processos e modelos de justiça. Jornal de Políticas Educacionais. (13), 46, 1-26

Nogueira, C., & Nogueira, M. (2002). A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: Limites e contribuições. Educação e Sociologia, 23 (78), 15-35.

Schneider B. (ed.). (2018) Handbook of the Sociology of Education in the 21st Century. Springer, Cham.

Seabra, T. (2009) Desigualdades escolares e desigualdades sociais. Sociologia, Problemas e Práticas, 59,75-106

UNESCO (2020) GEMR 2020 Inclusion and Education. Unesco

Young, M (2016) Por que o conhecimento é importante para as escolas do século XXI? Cadernos de Pesquisa, 46(159)18.