Sociologia da Educação
1
2021-2022
01009623
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Nenhuns.
Métodos de Ensino
Pretende-se conciliar o método expositivo com a utilização de práticas pedagógicas que promovam o trabalho autónomo dos estudantes e a sua participação ativa no processo de aprendizagem, como a discussão de textos ou dados e a realização de trabalhos de grupo.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como principal finalidade contribuir para o desenvolvimento de um “olhar sociológico” sobre a realidade educativa, procurando promover uma reflexão e uma análise crítica sobre a dimensão social da educação e a sua complexidade. Pretende-se, também, contribuir para o desenvolvimento de competências de investigação e de intervenção no campo educativo visando a promoção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa.
São objetivos da unidade curricular:
- Reconhecer a dimensão social da educação e a sua complexidade.
- Analisar os fenómenos educativos como fenómenos sociais.
- Compreender a especificidade das principais perspectivas de análise sociológica da educação e temáticas fundamentais
- Desenvolver competências analíticas, críticas e de intervenção em contextos educativos formais e não formais.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A unidade do social e a diversidade das Ciências Sociais. Educação e Sociedade. A dimensão social da educação. A Sociologia da Educação – evolução e perspectivas
2. A evolução da escola e da escolarização ao longo da 2ª metade do século XX. Do tempo das "promessas" ao tempo das "incertezas". As promessas do desenvolvimento, da mobilidade social e da igualdade. A abordagem estruturo-funcionalista e a teoria do capital humano
3. A nova ordem económica e social e o “tempo das incertezas”. Desigualdades educativas e desigualdades sociais. As teorias da reprodução e as abordagens interpretativas
4. Evoluções recentes no campo da sociologia da educação: o pluralismo dos debates.
5. Educação e exclusão social. Educação e multiculturalismo.
6. Práticas educativas familiares e relação família-escola.
7. Os jovens e contextos educativos formais e não-formais.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Maria Magalhães Teixeira Seixas
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Trabalhos de grupo na sala de aula: 30.0%
Frequência: 70.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Beltrán, J. & Hernandez F. (2011). Sociología de la educación. Madrid: McGraw-Hill.
Bonal, X. (1998). Sociología de la educación. Barcelona: Paidós.
Canário, R. (2005). O que é a Escola? Um “olhar sociológico”. Porto: Porto Editora.
Leite, C. (2003). Para uma escola curricularmente inteligente. Porto: Edições ASA.
Nogueira, C. & Nogueira, M. (2002). A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: Limites e contribuições. Educação e Sociologia, 23 (78), 15-35.
Palhares, J. (2007). Os sítios de educação e socialização juvenis. Experiências e representações num contexto não-escolar. Educação, Sociedade & Culturas, 27, 109-130.
Sebastião, J. (2009). Democratização do ensino, desigualdades sociais e trajectórias escolares. Lisboa FCG/FCT.
Stoer, S. & Silva, P. (2005). Escola-família:Uma relação em processo de reconfiguração. Porto: Porto Editora.