Psicologia da Educação
1
2025-2026
01009612
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Método expositivo, discussão em grupo e trabalhos práticos. Recursos audiovisuais e informáticos.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular de Psicologia da Educação tem como finalidade possibilitar o estudo das relações entre a Psicologia e a Educação, compreendendo a abordagem dos fundamentos histórico-epistemológicos e estado atual da disciplina, procurando destacar o contributo das teorias psicológicas para a prática educativa, designadamente o das teorias do desenvolvimento, o seu alcance e limites, e o contributo da investigação em educação para o conhecimento em psicologia.
Objetivos e competências:
- Conhecer o estatuto e a área científica da Psicologia da Educação
- Compreender a especificidade dos processos educativos e a sua interação com os processos de desenvolvimento e aprendizagem
- Compreender as diferenças entre teorias de ensino e teorias do desenvolvimento e a sua inter-relação
- Conhecer o alcance e os limites das teorias do desenvolvimento para a fundamentação da prática educativa
- Distinguir diferentes categorias de investigação psicológica em educação.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução à psicologia da educação [Unidade 1]:
• Definição e objeto da psicologia da educação
• Dimensão fundamental e aplicada da psicologia da educação
• Área científica da psicologia da educação e relações intra e interdisciplinares
Psicologia e educação [Unidade 2]
• Teorias do desenvolvimento e educação
• Teorias do ensino e modelos de aprendizagem escolar
• As práticas educativas enquanto geradoras de novos problemas e teorias psicológicas.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Jorge Santos Almeida Rama Ferro
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 20.0%
Mini Testes: 80.0%
Bibliografia
Alexander, P. A., & Wine, P. H. (2006). Handbook of educational psychology (2nd ed.). Erlbaum.
Bidarra, M. G. (1998). Psicologia da educação: Identidade(s) de uma disciplina. Revista Portuguesa de Pedagogia, 32(3), 99-11.
Coll, C. (1988). Conocimiento psicológico y práctica educativa:Introducción a las relaciones entre psicología y educación. Barca Nova
Houdé, O. (2006). 10 leçons de psychologie et pédagogie. PUF.
Miranda,G., & Bahia, S (2005). Psicologia da educação: Temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. R
Moore, A. (2000). Teaching and learning:Pedagogy, curriculum and culture. RoutledgeFalmer.
Pressley, M. , & Mc Cormick, C. (1995). Advanced educational psychology for educators, researchers and policymakers. Harper Collins.
Raposo, N. V. (1995).Estudos de psicopedagogia (2ª ed.). Coimbra Editora.
Martin, J.,& Torok-Gerard, S. (2019). Educational Psychology: History, Practice, Research, and the Future. Santa Barbara, Califórnia: Praeger.