Psicologia da Educação

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
01009612
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Método expositivo, discussão em grupo e trabalhos práticos. Recursos audiovisuais e informáticos.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular de Psicologia da Educação tem como finalidade possibilitar o estudo das relações entre a Psicologia e a Educação, compreendendo a abordagem dos fundamentos histórico-epistemológicos e estado atual da disciplina, procurando destacar o contributo das teorias psicológicas para a prática educativa, designadamente o das teorias do desenvolvimento, o seu alcance e limites, e o contributo da investigação em educação para o conhecimento em psicologia. 

Objetivos e competências:

- Conhecer o estatuto e a área científica da Psicologia da Educação

- Compreender a especificidade dos processos educativos e a sua interação com os processos de desenvolvimento e aprendizagem

- Compreender as diferenças entre teorias de ensino e teorias do desenvolvimento e a sua inter-relação

- Conhecer o alcance e os limites das teorias do desenvolvimento para a fundamentação da prática educativa

- Distinguir diferentes categorias de investigação psicológica em educação.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução à psicologia da educação [Unidade 1]:

• Definição e objeto da psicologia da educação

• Dimensão fundamental e aplicada da psicologia da educação

• Área científica da psicologia da educação e relações intra e interdisciplinares

Psicologia e educação [Unidade 2]

• Teorias do desenvolvimento e educação

• Teorias do ensino e modelos de aprendizagem escolar

• As práticas educativas enquanto geradoras de novos problemas e teorias psicológicas.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Augusta Vilalobos Filipe Pereira Nascimento

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 20.0%
Mini Testes: 80.0%

Bibliografia

Alexander, P. A., & Wine, P. H. (2006). Handbook of educational psychology (2nd ed.). Erlbaum.

Bidarra, M. G. (1998). Psicologia da educação: Identidade(s) de uma disciplina. Revista Portuguesa de Pedagogia, 32(3), 99-11.

Coll, C. (1988). Conocimiento psicológico y práctica educativa:Introducción a las relaciones entre psicología  y educación. Barca Nova

Houdé, O. (2006). 10 leçons de psychologie et pédagogie. PUF.

Miranda,G., & Bahia, S (2005). Psicologia da educação: Temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. R

Moore, A. (2000). Teaching and learning:Pedagogy, curriculum and culture. RoutledgeFalmer.

Pressley, M. , & Mc Cormick, C. (1995). Advanced educational psychology for educators, researchers and policymakers. Harper Collins.

Raposo, N. V. (1995).Estudos de psicopedagogia (2ª ed.). Coimbra Editora.

Martin, J.,& Torok-Gerard, S. (2019). Educational Psychology: History, Practice, Research, and the Future. Santa Barbara, Califórnia: Praeger.