Psicologia da Educação
1
2021-2022
01009612
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não são requeridos.
Métodos de Ensino
Método expositivo, discussão em grupo e trabalhos práticos, com recursos audiovisuais e informáticos.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular de Psicologia da Educação tem como finalidade possibilitar o estudo das relações entre a Psicologia e a Educação, compreendendo a abordagem dos fundamentos histórico-epistemológicos e estado actual da disciplina, procurando destacar o contributo das teorias psicológicas para a prática educativa, designadamente o das teorias do desenvolvimento, o seu alcance e limites, e o contributo da investigação em educação para o conhecimento em psicologia. São objetivos desta unidade curricular:
- Conhecer o estatuto e a área científica da Psicologia da Educação
- Compreender a especificidade dos processos educativos e a sua interacção com os processos de desenvolvimento e aprendizagem
- Compreender as diferenças entre teorias de ensino e teorias do desenvolvimento e a sua inter-relação
- Conhecer o alcance e os limites das teorias do desenvolvimento para a fundamentação da prática educativa
- Distinguir diferentes categorias de investigação psicológica em educação.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução à psicologia da educação
1.1. Objecto e estatuto epistemológico da psicologia da educação
1.2. Área científica da psicologia da educação e relações intra e interdisciplinares
2. Psicologia e educação
2.1. Teorias do desenvolvimento e educação
2.1.1. Teorias de Piaget, Erikson e Kohlberg e suas implicações educativas
2.1.2.Apreciação crítica das teorias de desenvolvimento cognitivo, moral e psicossocial. Novas perspectivas teóricas e metodológicas
2.2. Teorias do ensino e modelos de aprendizagem escolar
2.2.1.Teoria de Bruner e Teoria de Ausubel e suas implicações educativas
2.2.2. Os modelos de Carroll, Bloom e Walberg sobre a aprendizagem escolar
3. As práticas educativas enquanto geradoras de novos problemas e teorias psicológicas
3.1. Categorias de investigação psicológica em educação
3.2. Contributos da investigação em educação para o conhecimento em psicologia.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Graça Amaro Bidarra
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Trabalho de investigação: 20.0%
Exercícios práticos: 30.0%
Frequência: 50.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Alexander, P. A., & Wine, P. H. (2006). Handbook of educational psychology (2nd ed.). Mahwah, N J: Erlbaum.
Bidarra, M. G. (1998). Psicologia da educação: Identidade(s) de uma disciplina. Revista Portuguesa de Pedagogia, 32(3), 99-11.
Coll, C., Marchesi, A., & Palacios, J. (2002). Desarollo psicológico y educación (vol.2). Madrid: Alianza Editorial.
Miranda, G., & Bahia, S. (2005). Psicologia da educação: Temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Lisboa: Relógio d' Água.
Houdé, O. (2006). 10 leçons de psychologie et pédagogie. Paris: PUF.
Moore, A. (2000). Teaching and learning: Pedagogy, curriculum and culture. London. Routledge Falmer.
Pressley, M., & Mc Cormick, C. (1995). Advanced educational psychology for educators, researchers and policymakers. New York: Harper Collins.
Slavin, R. E. (2012). Educational psychology: Theory and practice (10th Ed.) Boston, MA
Raposo, N. V. (1995). Estudos de psicopedagogia (2ª ed.). Coimbra: Coimbra Editora.