Tecnologia Educacional
1
2021-2022
01009601
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica.
Métodos de Ensino
A componente teórica corresponde uma abordagem de inspiração construtivista, com momentos de discussão de temas relevantes relativos à utilização pedagógica das Tic’s, em que a actividade, participação e colaboração dos formandos é activa e fundamental. A componente prática pressupõe a concepção e desenvolvimento, por parte dos formandos, de projectos temáticos.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular tem como grande finalidades dotar os formandos das competências necessárias à compreensão do conceito e do âmbito da Tecnologia Educacional. Em particular:
Conhecer diferentes conceções do conceito;
Compreender as implicações pedagógicas da utilização da tecnologia;
Compreender as implicações negativas do 'mau uso' da tecnolologia;
Adquirir competências relativas à utilização de diferentes tipos de tecnologias educacionais
Ser capaz de desenvolver um projeto de investigação ou intervenção relativo ao uso de uma ferramenta tecnológica.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O conceito de Tecnologia Educativa
2. A história da Tecnologia Educacional
3. Educar e aprender a sobre e com computadores
4. Politicas e Programas TIcs em Portugal e no Mundo
5. Web 1.0, web 2.0, web 3.0
6. ferramentas tecnológicas- utilização segura e comportamentos de risco
7. Conceção e desenvolvimento de Objetos de aprendizagem.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Teresa Ribeiro Pessoa
Métodos de Avaliação
Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 10.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Projecto: 20.0%
Trabalho de síntese: 50.0%
Bibliografia
Area, M.(2009).Introdução Tecnologia Educativa. Manual electrónico. http://libros.metabiblioteca.org/handle/001/415
Bernardes, C. & Miranda, F.B (2003) Portefólio – uma escola de competências. Porto: Porto Editora
Blanco, E. &Silva, B.(1993) Tecnologia Educativa em Portugal: Conceito, origens, áreas de intervenção e investigação. Revista Portuguesa de Educação, 6 (3), 37-55
Carvalho, A., & Pessoa, T.(2012). Politicas Educativas TIC en Portugal. Campus Virtuales, 1 (1) (pp.93-104)
Jonassen,D.H.(2007) Computadores, Ferramentas Cognitivas. Porto:Porto Editora
Mendes, A.,Pessoa, T., Fonte, M., Neto, J. & Marcelino, M.J. (2014) Ridefor: desenho de uma plataforma de suporte à avaliação dos processos de formação de professores. In E. Cano y A. Bartolome (eds.) Evaluar la formacion es posible. Coleccion Transmedia XXI. Barcelona: Livro TRANSMEDIA
Pessoa, T,& Amado, J.(2014). Cyberbullying – questões e desafios atuais. Edmetic, Revista de Educación Mediática y TIC. Vol.3(2), 29-51