Tecnologia Educacional

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
01009601
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica.

Métodos de Ensino

A componente teórica corresponde uma abordagem de inspiração construtivista, com momentos de discussão de temas relevantes relativos à utilização pedagógica das Tic’s, em que a actividade, participação e colaboração dos formandos é activa e fundamental. A componente prática pressupõe a concepção e desenvolvimento, por parte dos formandos, de projectos temáticos.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular  tem como grande finalidades dotar os formandos  das competências necessárias à compreensão do conceito e do âmbito da  Tecnologia Educacional. Em particular:

Conhecer diferentes conceções do conceito;

Compreender as implicações pedagógicas da utilização da tecnologia;

Compreender as implicações negativas do 'mau uso'  da tecnolologia;

Adquirir competências relativas à  utilização de diferentes tipos de tecnologias educacionais

Ser capaz de desenvolver um projeto de investigação ou intervenção relativo ao uso de uma ferramenta tecnológica.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O conceito de Tecnologia Educativa

2. A história da Tecnologia Educacional

3. Educar e aprender a sobre e com  computadores

4. Politicas e Programas TIcs em Portugal e no Mundo

5. Web 1.0, web 2.0, web 3.0

6. ferramentas tecnológicas- utilização segura e comportamentos de risco

7. Conceção e desenvolvimento de Objetos de aprendizagem.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Teresa Ribeiro Pessoa

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 10.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Projecto: 20.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Area, M.(2009).Introdução Tecnologia Educativa. Manual electrónico. http://libros.metabiblioteca.org/handle/001/415
Bernardes, C. & Miranda, F.B (2003) Portefólio – uma escola de competências. Porto: Porto Editora
Blanco, E. &Silva, B.(1993) Tecnologia Educativa em Portugal: Conceito, origens, áreas de intervenção e investigação. Revista Portuguesa de Educação, 6 (3), 37-55
Carvalho, A., & Pessoa, T.(2012). Politicas Educativas TIC en Portugal. Campus Virtuales, 1 (1) (pp.93-104)
Jonassen,D.H.(2007) Computadores, Ferramentas Cognitivas. Porto:Porto Editora
Mendes, A.,Pessoa, T., Fonte, M., Neto, J. & Marcelino, M.J. (2014) Ridefor: desenho de uma plataforma de suporte à avaliação dos processos de formação de professores. In E. Cano y A. Bartolome (eds.) Evaluar la formacion es posible. Coleccion Transmedia XXI. Barcelona: Livro TRANSMEDIA
Pessoa, T,& Amado, J.(2014). Cyberbullying – questões e desafios atuais. Edmetic, Revista de Educación Mediática y TIC. Vol.3(2), 29-51