História da Educação

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
01009595
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

História  - Ensino Secundário.

Métodos de Ensino

Pretende-se conciliar o método expositivo, para enquadramento e elucidação,com a utilização de práticas pedagógicas fundadas em trabalho do estudante. Ao longo da unidade curricular, será incentivada a realização de trabalhos de revisão e/ou de investigação sobre tema a combinar; a realização de pequenos trabalhos relativos à matéria tratada nas aulas; a elaboração de questões sobre o conteúdo das aulas;a realização de pequenas sínteses sobre os temas tratados;a reflexão sobre os princípios,as orientações ideológicas,as condições educacionais,os pressupostos das práticas educativas.

Resultados de Aprendizagem

Esta uc está pensada como uma introdução ao saber proporcionado pela HE.A ideia fundamental que suporta a sua orientação pedagógica é a de proporcionar um conjunto de referências que sirvam para exercitar a reflexão educacional,a partir do conhecimento fornecido pela HE.Para esse efeito,pretende-se que os estudantes alcancem uma compreensão da evolução da sociedade ocidental e concomitantemente consigam associar algumas das características mais marcantes da educação relativas aos períodos históricos considerados

São objet. da uc:

Exercitar a reflexão educacional considerando o conhecimento da Hist.;Relacionar as condições da sociedade com a dinâmica educativa no mesmo período;Distinguir propostas pedagógicas de realidades educativas;Caracterizar o pensamento pedagógico de diferentes épocas;Demonstrar a importância das ideias advogadas pelos nomes mais relevantes da Hist.da Pedagogia;Explicitar as principais características das políticas e das instituições educativas,de cada época

Estágio(s)

Não

Programa

I – Sentido e pertinência da História da Educação

1) A necessidade e a utilidade da História da Educação;

2) História da Educação, História da Pedagogia, História da Criança, História da Escola.


II  - Realidades e Conceções Educativas ao longo do tempo

1) A educação na Antiguidade;

2) A educação na Idade Média;

3) A pedagogia da Idade Moderna e do Antigo Regime;

4) Pedagogia e pedagogos contemporâneos.


III – História da infância

1) A criança e condições de vida;

2)  A compreensão da infância.


IV – Escolarização em Portugal

1)  Da Idade Média ao advento do liberalismo;

2)   A educação liberal: a escolaridade obrigatória; o ensino secundário; o ensino superior.

Docente(s) responsável(eis)

Carlos Francisco de Sousa Reis

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 30.0%
Frequência: 70.0%

Bibliografia

Cambi, F. (1999). História da pedagogia. São Paulo: Editora UNESP.

Carvalho, R. (1985). História do ensino em Portugal. Desde a fundação da nacionalidade até o fim do regime de Salazar-Caetano. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Ferreira, A. G. (2007). Crianças, alunos e menores: Elementos para uma compreensão social da infância em Portugal. In J. Pintassilgo, L. A. Alves, L. G. Correia & M. L. Felgueiras (orgs.), A História da Educação em Portugal. Balanço e perspectivas, Porto: Edições ASA.

Ferreira, A. (2011). A Europa e a herança cultural da escola. Revista Educação em Questão, Natal, EDUFRN, 40 (26), 19-30.

Magalhães, J.  (2010). Da cadeira ao banco. Escola e modernização (Séculos XVIII-XX). Lisboa: Educa/ Unidade de I&D de Ciências da Educação.

Nóvoa, A. & Santa-Clara A. T. (2003). “Liceus de Portugal”. Histórias, arquivos, memórias. Porto: Edições ASA.