Introdução às Ciências da Educação

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
01009589
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Nenhuns.

Métodos de Ensino

A uc funcionará em regime de aulas teórico-práticas em que se recorrerá à exposição das diversas temáticas, à leitura,  análise e síntese crítica de textos,  realização de reflexões, debates e trabalhos em grupo (de 3 ou 4 elementos), que serão completados nas horas de trabalho autónomo dos alunos e sujeitos a supervisão tutorial.   

Resultados de Aprendizagem

No final da uc os alunos devem:

- Conhecer o léxico específico da Educação e das Ciências da Educação (CE). 

- Identificar os contextos  de atividade profissional do pedagogo/especialista em educação e formação

- Refletir sobre o quadro atual das CE e sobre as actuais e futuras oportunidades de formação em Ciências da Educação/Educação.

- Reconhecer a necessidade de uma abordagem transdisciplinar dos problemas, situações e fenómenos educativos.

- Desenvolver uma atitude científica face às situações e fenómenos educativos.

- Identificar os elementos estruturais e dinâmicos de uma situação educativa.

- Planificar uma acção educativa, nas suas fases e elementos estruturais e dinâmicos.     

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução à Educação e às Ciências da Educação (CE):

1.1.Educação,  um tesouro a descobrir: da etimologia aos Quatro Pilares da Educação (UNESCO)

1.2. O fenómeno educativo: da abordagem pluridisciplinar à abordagem transdisciplinar

1.3. O quadro geral e atual das (CE): teoria, investigação e prática

1.4. Percursos científicos, formativos e profissionais em CE

2.  Caracterização e conceção de situações educativas: elementos estruturais e dinâmicos da intervenção educacional

3. Intervenção educativa com vista ao desenvolvimento de competências transversais do licenciado em CE e à promoção das boas práticas associadas à aprendizagem no ensino superior

3.1.Planeamento e avaliação educacional: conceitos básicos e sua aplicação nas fases e elementos de uma ação educativa

3.2. O modelo de desenvolvimento de competências de Wetten e Cameron (2002)

3.3. Elaboração de uma proposta de uma ação educativa para o desenvolvimento de competências.   

Docente(s) responsável(eis)

Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura Pinheiro

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 15.0%
Frequência: 40.0%
Projecto: 45.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Carneiro, R.(2003). Fundamentos da educação e da aprendizagem: 21 ensaios para o século 21. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.

Brull, C. (1994). La acción educativa. In J. Castillejo, G. Vázquez, A. Colom, & J. Sarramona. Teoria de la Educación (29-44). Madrid: Taurus Ediciones.

Delors, J. (2001). Educação um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. Porto: Edições ASA.

Pinheiro, M. R (2012). Avaliação das boas práticas associadas à aprendizagem dos estudantes do ensino superior: Princípios, desafios e implicações para a prática pedagógica docente. In  C. Leite & M. Zabalza (Eds.). Ensino superior: Inovação e qualidade na docência - Porto. Edição: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, pp. 206-221, http://www.fpce.up.pt/ciie/cidu/publicacoes/livro_de_textos.pdf

Trindade, R. (2002). Experiências educativas e situações de aprendizagem: Novas práticas pedagógicas. Porto: Edições ASA.