Comportamento Estratégico Empresarial

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02023747
Área Científica
História/Sociologia/Marketing/Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
TRIMESTRAL
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Nesta disciplina será estimulado o trabalho de grupo e a lecionação será profundamente interativa, envolvendo os participantes na animação das sessões. Será dada uma componente eminentemente prática às matérias a lecionar, sempre que possível com o envolvimento de empresas ou de casos reais.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos gerais

Fornecer aos alunos uma perspectiva consistente dos principais conceitos básicos de estratégia, bem como a caracterização da natureza (conteúdo) das estratégias prosseguidas e identificação dos mecanismos de formação de estratégias na empresa e nas suas contrapartes principais.

Objetivos específicos

Treinar os alunos em atividades de caracterização das estratégias efetivamente em curso nas empresas, na utilização analítica das ferramentas teóricas e no desenvolvimento de capacidades de pesquisa, análise e discussão/decisão.

Competências genéricas

Espera-se que os alunos entendam como se desenvolve o processo de gestão estratégica numa organização e sejam capazes de pensar estrategicamente e planear estratégias de negócio e empresariais.

Competências específicas

Espera-se ainda que adquiram conhecimentos de estratégia e capacidades de pesquisa, elaborar planos de negócio e participar ativamente no planeamento estratégico de uma organização.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução

Noções e conceito de estratégia

O pensamento estratégico e sua evolução

2. Missão e estratégia

A visão empresarial

Missão e estratégia

3. Análise estratégica

3.1. Análise do meio envolvente

Meio envolvente contextual e transacional

Estrutura e Atratividade da indústria

Factores críticos de sucesso

3.2. Análise da empresa

Análise de recursos e capacidades

Dinâmica dos custos

Competências centrais

Análise das empresas diversificadas

5Análise SWOT

4. Identificação e avaliação de estratégias (a nível) do negócio

As bases das vantagens competitivas e suas fontes

Vantagem competitiva e cadeia de valor

Sustentabilidade das vantagens competitivas

Competição e colaboração

Teoria dos jogos

5. Identificação e avaliação de estratégias (a nível) da empresa

Estratégias de produtos-mercados

Estratégias de integração

Estratégias de internacionalização

Estrutura organizacional e estratégia

Gestão da carteira de negócios

6. Controlo estratégico

O plano estratégico

A avaliação estratégica

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Trabalhos de grupo: 50.0%

Bibliografia

Johnson, G., Scholes, K., Whittington, R., EXPLORING CORPORATE STRATEGY, FT Prentice Hall

 

López, J., Martín, L., LA DIRECCIÓN ESTRATÉGICA DE LA EMPRESA, Thompson Civitas

 

Grant, R., Jordan, J., FOUNDATIONS OF STRATEGY, John Wiley & Sons Ltd