Comportamento Estratégico Empresarial
1
2018-2019
02023747
História/Sociologia/Marketing/Gestão
Português
Presencial
TRIMESTRAL
2.5
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Nesta disciplina será estimulado o trabalho de grupo e a lecionação será profundamente interativa, envolvendo os participantes na animação das sessões. Será dada uma componente eminentemente prática às matérias a lecionar, sempre que possível com o envolvimento de empresas ou de casos reais.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos gerais
Fornecer aos alunos uma perspectiva consistente dos principais conceitos básicos de estratégia, bem como a caracterização da natureza (conteúdo) das estratégias prosseguidas e identificação dos mecanismos de formação de estratégias na empresa e nas suas contrapartes principais.
Objetivos específicos
Treinar os alunos em atividades de caracterização das estratégias efetivamente em curso nas empresas, na utilização analítica das ferramentas teóricas e no desenvolvimento de capacidades de pesquisa, análise e discussão/decisão.
Competências genéricas
Espera-se que os alunos entendam como se desenvolve o processo de gestão estratégica numa organização e sejam capazes de pensar estrategicamente e planear estratégias de negócio e empresariais.
Competências específicas
Espera-se ainda que adquiram conhecimentos de estratégia e capacidades de pesquisa, elaborar planos de negócio e participar ativamente no planeamento estratégico de uma organização.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução
Noções e conceito de estratégia
O pensamento estratégico e sua evolução
2. Missão e estratégia
A visão empresarial
Missão e estratégia
3. Análise estratégica
3.1. Análise do meio envolvente
Meio envolvente contextual e transacional
Estrutura e Atratividade da indústria
Factores críticos de sucesso
3.2. Análise da empresa
Análise de recursos e capacidades
Dinâmica dos custos
Competências centrais
Análise das empresas diversificadas
5Análise SWOT
4. Identificação e avaliação de estratégias (a nível) do negócio
As bases das vantagens competitivas e suas fontes
Vantagem competitiva e cadeia de valor
Sustentabilidade das vantagens competitivas
Competição e colaboração
Teoria dos jogos
5. Identificação e avaliação de estratégias (a nível) da empresa
Estratégias de produtos-mercados
Estratégias de integração
Estratégias de internacionalização
Estrutura organizacional e estratégia
Gestão da carteira de negócios
6. Controlo estratégico
O plano estratégico
A avaliação estratégica
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalhos de grupo: 50.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
Johnson, G., Scholes, K., Whittington, R., EXPLORING CORPORATE STRATEGY, FT Prentice Hall
López, J., Martín, L., LA DIRECCIÓN ESTRATÉGICA DE LA EMPRESA, Thompson Civitas
Grant, R., Jordan, J., FOUNDATIONS OF STRATEGY, John Wiley & Sons Ltd