Laboratório B1

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02023719
Área Científica
Línguas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
0.5
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

•exercícios de pronúncia e de reconhecimento dos sons vocálicos e dos sons consonânticos;
•comparação entre as grafias e as suas realizações fonéticas em contextos variados;
•exercícios de pronúncia de frases e de textos de diferentes registos e tipologias;
•interação verbal professora-alunos e inter pares;
•audição de poemas, músicas e textos;
•preenchimento de espaços em branco;
•exercícios de perceção;
•identificação de palavras de um par mínimo;
•registo fonético;
•reflexão metalinguística.

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos gerais correspondem aos que estão definidos no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL) para o nível B. Especificamente na unidade curricular de Laboratório, pretende se desenvolver a competência fonológica e ortoépica correspondente ao nível B, tanto no domínio da perceção como no da realização, e enquadrar e sistematizar a questão da relação entre unidades fónicas e unidades gráficas.

O utilizador independente B «é capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de comunicar com um certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades»

Estágio(s)

Não

Programa

a.             Os sons vocálicos e consonânticos da variedade normativa da língua portuguesa (revisão);

b.             ‘Glides’ e ditongos decrescentes, orais e nasais (revisão);

c.             Hiatos e ditongos crescentes (revisão);

d.             Correspondência fonema/ grafia;

e.             O acento principal de palavra nos verbos e não verbos;

f.             Redução do vocalismo átono;

g.             Fenómenos de fonética sintática

             realização das consoantes sibilantes em final de sílaba;

h.             Regras de colocação do acento gráfico;

i.              Fenómenos de alternância vocálica em nomes e adjetivos e em verbos

Docente(s) responsável(eis)

Inês Gonçalves de Gião Miradouro Branco

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação contínua (40%) + Exame Oral Final (60%): 100.0%

Bibliografia

•              Mateus, Maria Helena Mira e Andrade, Ernesto d’ (2000) The Phonology of Portuguese. Oxford: Oxford University Press.

•              Mateus, M. et alii (2003) Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho (5ª edição revista e aumentada; capítulos 25. Fonologia e 26. Prosódia).

•              Mateus, M. et alii (2005) Fonética e Fonologia do Português. Lisboa Universidade Aberta.

•              Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001) Lisboa: Editorial Verbo, 2 vols.