Comunicação Oral e Escrita B1
1
2021-2022
02023708
Línguas
Português
Presencial
1.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Metodologias de ensino:
As metodologias usadas são as recomendadas no âmbito da didática de línguas não maternas:
• produção individual e coletiva de textos escritos de variadas tipologias textuais;
• aplicação de técnicas de melhoramento de texto;
• compreensão/ interpretação de textos escritos;
• interação verbal professora-alunos e inter pares (introdução de temas de escrita; debates preparativos de produção escrita; debates orais);
• interação oral motivada por simulação de situações de uso quotidianas e regulada pelos distintos registos de língua;
• reflexão metalinguística;
• exposição teórica;
• aplicação em situações de uso das regras e conteúdos lecionados.
. Avaliação
Avaliação contínua (40%) + Exame Final (60%)
Resultados de Aprendizagem
No final da unidade curricular, o aluno deverá estar em condições de:
i) ler com alguma fluência e expressividade;
ii) compreender os pontos essenciais de textos orais e escritos com alguma diversidade tipológica que, numa linguagem corrente, abordem temas familiares e atuais;
iii) produzir textos orais e escritos que respeitem as regras básicas da coerência e da coesão, recorrendo a uma linguagem simples e desenvolvendo temas conhecidos ou de interesse pessoal;
iv) produzir textos de diversas tipologias que incorporem as especificidades do código escrito e do código oral do português padrão.
Estágio(s)
NãoPrograma
Aspetos sintático-semânticos:•contextos diferenciados de uso dos sinónimos e de alguns verbos •expressão de valores modais:-advérbios de enunciação -verbos:duvidar/crer/julgar/saber/ter a certeza… -poder + infinitivo;ser proibido/estar proibido/a de;proibir;não ser permitido…-ainda bem que + indicativo; lamentar que + conjuntivo;ser bom que + conjuntivo…Mecanismos de coesão textual:conectores
Sequências textuais:descritiva|narrativa|dialogal|expositiva|argumentativa Tipos de texto:carta/email, conto,resumo,texto de opinião Aspetos sociolinguísticos e pragmático-textuais:•formas de tratamento
•deixis pessoal, espacial e temporal•atos ilocutórios básicos: perguntar, pedir, rejeitar, aceitar, exprimir desejo/vontade/intenção•estruturas interrogativas: pedidos de repetição, confirmação, clarificação•atos de discurso indiretos:pedidos,ordens,perguntas… -uso do imperfeito,de verbos modais, de fórmulas de cortesia e de modalidades enunciativas diversas…
Docente(s) responsável(eis)
Cristina Mamede Abrantes
Métodos de Avaliação
Avaliação
Avaliação contínua (40%) + Exame Final (60%: 100.0%
Bibliografia
DICIONÁRIOS / / DICTIONARIES
• Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001). Lisboa: Editorial Verbo.
• Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2002-2003). Lisboa: Círculo de Leitores.
GRAMÁTICAS / Grammars
• ARRUDA, Lígia (2012). Gramática de Português Língua Não Materna. Porto: Porto Editora.
• BECHARA, Evanildo (2001). Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Lucerna.
• CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley (1984). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Edições João Sá da Costa.
• RAPOSO, Eduardo B. Paiva et al. (orgs.) (2013), Gramática do Português. Lisboa: FCG.
• RIO-TORTO, Graça et al. (2013). Gramática Derivacional do Português. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.