Língua Portuguesa B1

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02023693
Área Científica
Línguas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As metodologias usadas são as recomendadas no âmbito da didática de línguas não maternas:

•              leitura e exploração de textos escritos de diferentes tipologias

•              exercícios de compreensão/interpretação de textos escritos

•              análise de estruturas com vista ao desenvolvimento das competências linguísticas e pragmático-comunicativas dos alunos

•              reflexão metalinguística;

•              exposição teórica;

•              exercícios escritos de aplicação das regras e conteúdos lecionados.

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular, o aluno deverá ter adquirido as competências previstas no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas para o nível B1, de modo a poder avançar para o nível B2. O aluno deverá ter adquirido competências linguísticaspragmático-comunicativas que permitam seguir discursos em Português-padrão, ler e compreender textos simples de áreas do seu interesse, reconhecer/produzir texto coerente e coeso de tipologia variada, incluindo texto argumentativo

Estágio(s)

Não

Programa

Verbo: oTempos compostos do Indicativo(Pretérito Perfeito Composto);oConjuntivo(Presente,Futuro)oPerífrases verbais com Infinitivo e Gerúndio
Nomes e Adjetivos:revisão dos casos mais complexos
Pronomes:revisão:pessoais(clíticos),possessivos,demonstrativos,interrogativos,indefinidos(frases negativas);pronomes relativos(introdução)
Quantificadores:•revisão(muito,pouco,todo/a/s,algum/a/s);•introdução de AMBO/A/S; QUALQUER; CADA
Preposições e locuções prepositivas:Estrutura da frase simples e complexa Conjunções e locuções Coordenativas:•copulativa;•adversativa;•disjuntiva;•conclusiva
Conjunções e locuções Subordinativas:•causal;•condicional;•concessiva;•final;•temporal;•completiva
• construção passiva
• discurso directo vs. discurso indirecto,com transformação de•tempos verbais•pronomes e determinantes
•advérbios de lugar e de tempo•actos de discurso (verbo performativo correspondente à realização do acto de discurso

Docente(s) responsável(eis)

Isabel Teresa Morais Fuzeta de Campos Gil

Métodos de Avaliação

Avaliação
Prova escrita final obrigatória: 100.0%

Bibliografia

DICIONÁRIOS  /  DICTIONARIES                                                    

•              Dicionário da Língua Portuguesa (2013). Porto: Porto Editora.

•              Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001). Lisboa: Editorial Verbo.

•              Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2002-2003). Lisboa: Círculo de Leitores.

GRAMÁTICAS / Grammars

•              ARRUDA, Lígia (2012). Gramática de Português Língua Não Materna. Porto: Porto Editora

•              COELHO, Luísa ; CASTELEIRO, João ; OLIVEIRA, Carla (2007). Gramática Aplicada. Português Língua Estrangeira. B2 e C1. Lisboa : Texto Editores.

•              CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley (1984). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Edições João Sá da Costa.

•              RAPOSO, Eduardo B. Paiva et al. (orgs.) (2013), Gramática do Português. Lisboa: FCG