Laboratório A1

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02023660
Área Científica
Línguas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
1.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As metodologias usadas são as recomendadas no âmbito da didática de línguas não maternas:

• Exposição teórica;

• Exercícios de pronúncia e de reconhecimento dos sons vocálicos e dos sons consonânticos;

• Exercícios de correspondência entre som e grafia;

• Exercícios de pronúncia: audição e repetição de palavras, frases e pequenos textos;

• Interação verbal professora-alunos e inter pares;

• Exercícios de compreensão oral;

• Exercícios de produção espontânea.

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular, o aluno deverá estar em condições de:

i) Pronunciar de forma compreensível um repertório limitado de expressões e frases simples;

ii) Estabelecer relações entre unidades fónicas e unidades gráficas em enunciados muito simples e com os quais já está familiarizado;

iii) Compreender as ideias principais e a informação relevante em mensagens e textos curtos sobre temas que já conhece;

iv) Ler textos simples e curtos de forma compreensível, ainda que num ritmo lento;

v) Compreender um discurso muito claro, pausado e cuidadosamente articulado;

vi) Interagir de modo simples, se o interlocutor falar de forma lenta e clara e se mostrar cooperante.

Estágio(s)

Não

Programa

 

•Portuguese consonant sounds Os sons vocálicos e consonânticos do português padrão;

• Relações entre fonema e grafema;

• O uso do Alfabeto Fonético Internacional;

• Classes de sons vocálicos.

• Classes de sons consonânticos. Sons vozeados e não vozeados.

• Semivogais e ditongos decrescentes, orais e nasais;

• O acento principal de palavra nos verbos e não verbos;

• Regras de colocação do acento gráfico;

• Entoação: frases declarativas, exclamativas e interrogativas.

Docente(s) responsável(eis)

Sandra Marisa da Costa Chapouto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação contínua (40%) + Exame Final (60%): 100.0%

Bibliografia

 

•Mateus, Maria Helena Mira e Andrade, Ernesto d’ (2000) The Phonology of Portuguese. Oxford: Oxford University Press.

• Mateus, M. et alii (2003). Gramática da Língua Portuguesa. (5ª edição revista e aumentada). Lisboa: Editorial Caminho. (Capítulos 25. Fonologia e 26. Prosódia)

• Mateus, M. et alii (2005). Fonética e Fonologia do Português. Lisboa Universidade Aberta.

• Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001). Lisboa: Editorial Verbo, 2 vols.