Laboratório B2
1
2017-2018
02023635
Línguas
Português
Presencial
0.5
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
•exercícios de pronúncia e de reconhecimento dos sons vocálicos e dos sons consonânticos;
•comparação entre as grafias e as suas realizações fonéticas em contextos variados;
•exercícios de pronúncia de frases e de textos de diferentes registos e tipologias;
•interação verbal professora-alunos e inter pares;
•audição de poemas, músicas e textos;
•preenchimento de espaços em branco;
•exercícios de perceção;
•identificação de palavras de um par mínimo;
•registo fonético;
•reflexão metalinguística.
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos gerais correspondem aos que estão definidos no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL) para o nível B2. Especificamente na unidade curricular de Laboratório, pretende se desenvolver a competência fonológica e ortoépica correspondente ao nível B2, tanto no domínio da perceção como no da realização, e enquadrar e sistematizar a questão da relação entre unidades fónicas e unidades gráficas.
O utilizador independente B2 «é capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de comunicar com um certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades».
Estágio(s)
NãoPrograma
a. Os sons vocálicos e consonânticos da variedade normativa da língua portuguesa (revisão);
b. ‘Glides’ e ditongos decrescentes, orais e nasais (revisão);
c. Hiatos e ditongos crescentes (revisão);
d. Correspondência fonema/ grafia;
e. O acento principal de palavra nos verbos e não verbos;
f. Redução do vocalismo átono;
g. Fenómenos de fonética sintática
realização das consoantes sibilantes em final de sílaba;
crases, dissimilações e assimilações;
h. Regras de colocação do acento gráfico;
i. Fenómenos de alternância vocálica em nomes e adjetivos e em verbos;
j. Entoação:
tipos frásicos declarativo, interrogativo (com pronome), imperativo e exclamativo;
contrastes entoacionais entre frases declarativas e interrogativas globais.
Docente(s) responsável(eis)
Cristina Isabel Garcia Martins
Métodos de Avaliação
Avaliação
Avaliação contínua (40%) + Exame Oral Final (60%): 100.0%
Bibliografia
• Mateus, Maria Helena Mira e Andrade, Ernesto d’ (2000) The Phonology of Portuguese. Oxford: Oxford University Press.
• Mateus, M. et alii (2003) Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho (5ª edição revista e aumentada; capítulos 25. Fonologia e 26. Prosódia).
• Mateus, M. et alii (2005) Fonética e Fonologia do Português. Lisboa Universidade Aberta.
• Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001) Lisboa: Editorial Verbo, 2 vols