Comunicação Oral e Escrita B2

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02023629
Área Científica
Línguas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
1.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As metodologias usadas são as recomendadas no âmbito da didática de línguas não maternas:

•produção individual e coletiva de textos escritos de variadas tipologias textuais;

•aplicação de técnicas de melhoramento de texto;

•compreensão/ interpretação de textos escritos;

•interação verbal professora-alunos e inter pares (introdução de temas de escrita; debates preparativos de produção escrita; debates orais);

•interação oral motivada por simulação de situações de uso quotidianas e regulada pelos distintos registos de língua;

•reflexão metalinguística;

•exposição teórica;

•aplicação em situações de uso das regras e conteúdos lecionados.

. Avaliação

  Avaliação contínua (40%) + Exame Final (60%)

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular, o aluno deverá estar em condições de:

i)             ler com fluência e expressividade;

ii)            conversar naturalmente, fluentemente e com eficácia;

iii)           exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e emitir uma opinião sobre uma questão atual, discutindo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades;

iv)           compreender os pontos essenciais de um discurso, em língua-padrão, linguística ou proposicionalmente complexo, tanto acerca de assuntos abstratos como concretos;

v)            produzir textos que respeitem as regras da coerência e da coesão e que demonstrem um nível relativamente elevado de controlo gramatical;

vi)           produzir textos de diversas tipologias que incorporem as especificidades do código escrito e do código oral do português padrão;

vii)          Incorporar os conhecimentos adquiridos no âmbito da disciplina de Estruturas da Língua Portuguesa.

Estágio(s)

Não

Programa

Aspetos sintático-semânticos:•contextos diferenciados de uso de sinónimos,antónimos,hipónimos,hiperónimos e de alguns verbos •expressão de valores modais:
-advérbios de enunciação -V:duvidar/crer/ julgar/saber/ter a certeza -poder+infinitivo; ser proibido/estar proibido/a de;proibir;não ser permitido -ainda bem que+indicativo;lamentar que+conjuntivo;ser bom que+conjuntivo
Mecanismos de coesão textual:conectores Sequências textuais:descritiva,narrativa,dialogal,expositiva, argumentativa Tipos de texto:carta/email,conto,resumo,texto de opinião
Aspetos sociolinguísticos e pragmático-textuais:•formas de tratamento •deixis pessoal,espacial e temporal•atos ilocutórios básicos:perguntar,pedir,rejeitar,aceitar,exprimir desejo/vontade/intenção
•estruturas interrogativas:pedidos de repetição,confirmação,clarificação
•atos de discurso indiretos:pedidos,ordens,perguntas;uso do imperfeito,de V.modais,de fórmulas de cortesia e de modalidades enunciativas diversas.

Docente(s) responsável(eis)

Isabel Teresa Morais Fuzeta de Campos Gil

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação contínua (40%) + Exame Final (60%): 100.0%

Bibliografia

DICIONÁRIOS /  DICTIONARIES

•              Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001). Lisboa: Editorial Verbo, 2 vols.

•              Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2002-2003). Lisboa: Círculo de Leitores.

 

GRAMÁTICAS / GRAMMARS

•              Arruda, Lígia (2012). Gramática de Português Língua Não Materna. Porto: Porto Editora.

•              Bechara, Evanildo (2001). Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Lucerna.

•              Cunha, Celso; Cintra, Lindley (1984). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Edições João Sá da Costa.

•              Raposo, Eduardo B. Paiva et al. (orgs.) (2013), Gramática do Português. Lisboa: FCG.

•              Rio-Torto, Graça et al. (2013). Gramática Derivacional do Português. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra