Língua Portuguesa B2

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
02023618
Área Científica
Línguas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

    a) exposição teórica das várias estruturas da língua, constantes no programa, acompanhada do recurso a textos escritos e orais;

    b) reflexão metalinguística;

    c) exercícios de sistematização das estruturas aprendidas e aplicação das mesmas;

    d) compreensão / interpretação de textos escritos e orais;

    e) com base em textos ou exercícios, enriquecimento do vocabulário dos Alunos.

Resultados de Aprendizagem

São explorados os conteúdos gramaticais e lexicais necessários para a interacção oral e escrita com falantes nativos,através de enunciados expositivos claros e pormenorizados sobre vários temas,da manifestação fundamentada de opiniões e da defesa de pontos de vista,de modo a que,no final da UC,o aluno seja capaz de: 1.compreender os pontos essenciais de um discurso linguisticamente complexo sobre assuntos comuns,quando enunciados de forma clara,e seguir um discurso longo,com argumentação complexa;2.interagir normalmente com falantes nativos,transmitir diferentes graus de emoção e enfatizar o que considera importante,manifestando as suas opiniões e desenvolvendo uma argumentação clara;
3.compreender artigos e relatórios sobre questões da atualidade em que o autor adopta pontos de vista próprios,bem como o essencial de correspondência relacionada com diversas áreas de interesse;
4.escrever textos pormenorizados e claros acerca de vários assuntos,desenvolvendo argumentação

Estágio(s)

Não

Programa

Unidade temáticas:Atividades de lazer;atualidades;cidadania

Funcionamento da Língua

Verbos: Revisão dos tempos verbais já aprendidos e introdução de novos tempos (tempos compostos do Indicativo, Presente, Imperfeito e Futuro do Conjuntivo; Gerúndio (simples e composto);Perífrases verbais com Infinitivo e Gerúndio (valores temporais e aspectuais das perífrases)

Nomes e adj: revisão dos casos mais complexos

Pronomes:revisão dos pronomes já aprendidos; os pronomes pessoais (mesóclise, contração)

Quantificadores:revisão;introd de AMBO/A/S;POUCO/A/S +DE; NUMERAL+DE

Preposições e locuções prepositivas:consolidação

Estrutura da frase:a estrut da frase simples; concordância (sujeito/verbo em GN complexos);a estrut da frase complexa e conectores

Conjunções e locuções coordenativas e subordinativas: todas em todas as classes

Discurso direto e indireto

Aspetos sociolinguísticos e pragmático-textuais: formas de tratamento em Portugal; recurso a fórmulas de cortesia

Mecanismos de coesão textual

Docente(s) responsável(eis)

Sara Topete de Oliveira Pita

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação contínua (40%) + Exame Final (60%): 100.0%

Bibliografia

DICIONÁRIOS

Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001). Lisboa: Editorial Verbo.

Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2002-2003). Lisboa: Círculo de Leitores.

    Dicionário da Língua Portuguesa. Col. Dicionários Editora. Porto Editora.

 

GRAMÁTICAS

 ARRUDA, Lígia (2012). Gramática de Português Língua Não Materna. Porto: Porto Editora.

 

Durante o Curso serão fornecidas aos Alunos outras indicações bibliográficas, de acordo com as necessi-

dades e/ou interesses da Turma