Laboratório A2

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
02023561
Área Científica
Línguas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
1.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As metodologias usadas são as recomendadas no âmbito da didática de línguas não maternas:

 

  • Exposição teórica;
  • Exercícios de pronúncia e de reconhecimento dos sons vocálicos e dos sons consonânticos;
  • Exercícios de correspondência entre som e grafia;
  • Exercícios de pronúncia: audição e repetição de palavras, frases e textos;
  • Interação verbal professora-alunos e inter pares;
  • Exercícios de compreensão oral;
  • Exercícios de produção espontânea.

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular, o aluno deverá estar em condições de:

i)         Pronunciar de forma compreensível um repertório de expressões e frases simples sobre temas com os quais está familiarizado;

ii)        Estabelecer relações entre unidades fónicas e unidades gráficas em enunciados simples;

iii)      Compreender as ideias principais e a informação relevante de um discurso claro e pausado, em língua-padrão, sobre assuntos que lhe são familiares;

iv)      Ler textos simples e curtos de forma compreensível;

v)       Compreender um discurso claro e cuidadosamente articulado;

vi)      Interagir em situações simples, sobre assuntos e atividades habituais que exijam apenas uma troca de informação simples e direta.

Estágio(s)

Não

Programa

  • Os sons vocálicos e consonânticos do português padrão;
  • Relações entre fonema e grafema;
  • O uso do Alfabeto Fonético Internacional;
  • Semivogais e ditongos decrescentes, orais e nasais;
  • Hiatos e ditongos crescentes;
  • O acento principal de palavra nos verbos e não verbos;
  • Regras de colocação do acento gráfico;

Entoação: frases declarativas, exclamativas, imperativas e interrogativas.

Docente(s) responsável(eis)

Alexandra Maria Fernandes Baltazar

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação contínua (40%) + Exame Final (60%): 100.0%

Bibliografia

  • Mateus, Maria Helena Mira e Andrade, Ernesto d’ (2000) The Phonology of Portuguese. Oxford: Oxford University Press.
  • Mateus, M. et alii (2003). Gramática da Língua Portuguesa. (5ª edição revista e aumentada). Lisboa: Editorial Caminho. (Capítulos 25. Fonologia e 26. Prosódia)
  • Mateus, M. et alii (2005). Fonética e Fonologia do Português. Lisboa Universidade Aberta.
  • Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001). Lisboa: Editorial Verbo, 2 vols.