Comunicação Escrita e Oral A2

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
02023550
Área Científica
Línguas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As metodologias usadas são as recomendadas no âmbito da didática de línguas não maternas:

  • produção individual e coletiva de textos escritos de variadas tipologias textuais;
  • aplicação de técnicas de melhoramento de texto;
  • compreensão/ interpretação de textos escritos;
  • interação verbal professora-alunos e inter pares (introdução de temas de escrita; debates preparativos de produção escrita; debates orais);
  • interação oral motivada por simulação de situações de uso quotidianas e regulada pelos distintos registos de língua;
  • reflexão metalinguística;
  • exposição teórica;

aplicação em situações de uso das regras e conteúdos lecionados

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular, o aluno deverá ter adquirido as competências previstas no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas para o nível A2, de modo a poder avançar para o nível B1. O aluno deverá ser capaz de enteder textos simples escritos num registo familiar ou corrente em Português-padrão, ler/compreender correspondência relacionada com assuntos do dia-a-dia (e-mails, cartas ou bilhetes, de caráter pessoal ou com pedidos de informação, encomendas, reclamações); deverá ser capaz de compreender e pedir instruções, compreender avisos e pequenos textos de imprensa de tipo narrativo, interagir em situações familiares gerindo discursos curtos e bem estruturados. O aluno deverá estar apto a expressar-se de forma a gerir a vida quotidiana, em situações que lhe são familiares.

Estágio(s)

Não

Programa

Regras gerais de ortografia e de translineação
Aspectos sintáctico-semânticos:•Selecção semântico-categorial de verbos•Verbos+preposições
•Tempo e aspecto:ser/estar;presente do indicat.;expressão de eventos futuros;hic et nunc vs.valor habitual/atemporal do presente do indicat.;construções perifrásticas;pretérito imperfeito do indicat.
•Modalidade:DEVER e TER QUE/DE,QUERER e PRECISAR DE
Mecanismos de coesão textual:conectores de natureza argumentativa e contra-argumentativa
Tipologia textual:texto descritivo,narrativo,dialogal,epistolar,expositivo
Semântica lexical:antonímia,sinonímia,hiperonímia/hiponímia
Aspectos sociolinguísticos e pragmático-textuais:•formas de tratamento em Portugal•deixis pessoal, espacial e temporal•actos ilocutórios básicos:estruturas interrogativas de natureza metadiscursiva;pedidos de repetição/confirmação/clarificação•formulação de actos de discurso indirectos e uso de  imperfeito,verbos modais,fórmulas de cortesia

Docente(s) responsável(eis)

Inês Gonçalves de Gião Miradouro Branco

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação final (prova escrita e prova oral obrigatórias).: 100.0%

Bibliografia

DICIONÁRIOS / Dictionaries

  • Dicionário da Língua Portuguesa (2013). Porto: Porto Editora.
  • Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001). Lisboa: Editorial Verbo.
  • Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2002-2003).  Lisboa: Círculo de Leitores.

GRAMÁTICAS / Grammars

  • ARRUDA, Lígia (2012). Gramática de Português Língua Não Materna. Porto: Porto Editora
  • COELHO, Luísa ; CASTELEIRO, João ; OLIVEIRA, Carla (2007). Gramática Aplicada. Português Língua Estrangeira. A1, A2 e B1. Lisboa : Texto Editores.
  • CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley (1984). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Edições João Sá da Costa.
  • RAPOSO, Eduardo B. Paiva et al. (orgs.) (2013), Gramática do Português. Lisboa: FCG