Sistemas de Comunicação Móvel

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
02023506
Área Científica
Informática
Língua de Ensino
Inglês
Outras Línguas de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Introdução às Redes de Comunicação. Protocolos de Comunicação. Fundamentos de Comunicação. Programação.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino assenta em dois tipos de atividades complementares, fortemente correlacionadas quer em termos temporais quer em termos de conteúdos programáticos: aprendizagem baseada num modelo magistral interativo em que se estimula, essencialmente, a análise e raciocínio críticos; e a execução de trabalhos práticos, com base em ferramentas de software.

Resultados de Aprendizagem

A mobilidade de utilizadores e redes é, cada vez mais, uma característica das redes de comunicação e da atual Internet, indissociável de um número crescente de formas de utilização desta rede. Para além da mobilidade de sistemas e redes, são cada vez mais frequentes os ambientes nos quais existe ligação entre o mundo virtual e o mundo real, através de da Internet das Coisas (IoT). A IoT permite um conjunto muito vasto de serviços em áreas de importância vital como a monitorização industrial, segurança, saúde e ambiente.

Os objectivos centrais da disciplina são, por um lado, a abordagem e estudo, teórico e prático, dos principais aspectos relacionados com a mobilidade de sistemas e redes e, por outro, a exploração de protocolos, tecnologias e aplicações da IoT.

Ao longo da disciplina os alunos adquirem competências de compreensão, análise e síntese das matérias abordadas, raciocínio crítico, organização e planificação, resolução de problemas, trabalho em grupo, aprendizagem autónoma.

Estágio(s)

Não

Programa

Fundamentos e evolução das redes sem fios. Redes locais sem fios. Sistemas celulares do 2G ao 5G. Mobilidade em ambiente IP. Mobilidade de redes. Internet das Coisas e ambientes móveis: protocolos, tecnologias e aplicações. Multicasting.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Alexandre Ferreira Simões

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Projecto: 30.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Martin Sauter, "From GSM to LTE", Wiley 2011.

Cory Beard, William Stallings, "Wireless Communications & Networks An Interactive Approach", Pearson Education, 2015.

O. Hersent, D. Boswarthick, and O. Elloumi, "The Internet of Things: Key Applications and Protocols", John Wiley & Sons, Dec. 2011.

Sá Silva, R. Silva e F. Boavida, "Redes de Sensores Sem Fios", FCA – Editora de Informática Lda., Lisboa 2016.

(material fornecido pelo docente nas aulas).