Gestão de Processos de Negócio

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
02023424
Área Científica
Sistemas de Informação
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de sistemas de informação organizacionais (consultar UC de Sistemas de Informação da Licenciatura em Engenharia Informática).

Será vantajoso já ter concluído a UC de Arquitectura Empresarial do Mestrado em Engenharia Informática.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas: exposição de conceitos, modelos, instrumentos e técnicas. Slides e ferramentas de BPM serão usadas para apresentar exemplos chave e para ilustração dos assuntos e seu relacionamento com casos reais. Tentar-se-á contar com a presença de profissionais em aulas convidadas. Aulas teórico-práticas: resolução de exercícios de complexidade mais elevada. O docente exemplifica como abordar os problemas e depois desafia os estudantes a continuarem. Responde a dúvidas, grupo a grupo, durante o trabalho autónomo. Serão usadas diferentes ferramentas de BPM durante os trabalhos práticos.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular de Gestão de Processos de Negócio introduz conceitos e abordagens de gestão e melhoria de processos de negócio. Foca-se na compreensão, desenho e otimização de processos.

Os estudantes aprenderão a identificar, desenhar, documentar, modelar, avaliar e melhorar processos de negócio, apercebendo-se dos desafios inerentes. Perceberão a forma como as tecnologias de informação podem ser usadas para automatizar, gerir, transformar e melhorar processos de negócio, ganhando competências na utilização de algumas ferramentas. Compreenderão desafios, vantagens e riscos envolvidos em processos inter-organizacionais e em outsourcing de processos de negócio.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução aos processos de negócio

2. Modelação de processos

3. Descoberta de processos

4. Avaliação de processos

5. Melhoria de processos

6. TI de suporte a processos

7. Processos de negócio inter-organizacionais e outsourcing de processos.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo José Osório Rupino da Cunha

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 50.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Dumas, M., La Rosa, M., Mendling, J., Reijers, H.A. (2013) Fundamentals of Business Process Management, Springer-Verlag, Berlin Heidelberg.

Variados artigos científicos sobre os tópicos em estudo | Assorted scientific papers about the topics under study