a carregar...

Engenharia de Serviços

‹ voltar ao plano de estudos
Ano
1
Código
02023413
Área Científica
Sistemas de Informação
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino

Inglês

Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado
Modo de Ensino
Presencial
Conhecimentos de Base Recomendados

Sistemas de Informações.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas

Descrição detalhada dos conceitos, princípios, metodologias e melhores práticas usadas na engenharia serviços. Apresentação e discussão de casos de estudo de forma a ilustrar a importância prática das metodologias.

Aulas teórico-práticas

Resolução de exercícios práticos e exploração de casos de estudo que requerem a combinação e associação de conceitos apresentados nas aulas teóricas. Fomentar o pensamento crítico na presença de problemas de complexidade acrescida.

Resultados de Aprendizagem

O crescimento do setor dos serviços requerer a aplicação de métodos científicos e sistemáticos para suportar a criação e gestão de serviços. Neste contexto, a engenharia de serviços fornece um contributo importante para a definição, desenho, modelação, execução e análise de serviços. A unidade curricular apresenta linguagens de modelação, métodos, metodologias, aplicações e casos de estudo com resultados acionáveis, ilustrando as técnicas que podem ser utilizadas em larga escala com recurso a exemplos do mundo real para projetar serviços. A unidade fornece uma referência abrangente e prepara os estudantes que aspiram aprender sobre ou a obter um conhecimento científico mais profundo sobre o desenho e engenharia de serviços, experiência com serviços, e gestão e inovação de serviços.

Estágio(s)
Não
Programa

1.Introdução a engenharia de serviços
Ciência de serviços; Motivação e definições; Ciclo de vida da engenharia de serviços; Tipos de serviços; Serviços e standards
2.Fundações
Web semântica (e.g. Linked Data and Linked Services); Networks science; Ciclo de vida dos serviços; Cloud computing.
3.Sistemas de serviços
Descrição de serviços (e.g.,USDL); Instâncias de serviços (e.g. Amazon EC2 e SugarCRM); Marketplaces de serviços; Modelos de sistemas de serviços; Serviços Cloud;
4.Redes de serviços
O modelo de relações; Tipo de relacionamentos; Tipo de redes de serviços; Modelação de redes de serviços, modelação de relações, construção de redes e sua população; Análise de redes de serviços.
5.Desenho de serviços
Desenho centrado no serviço; Ferramentas de software Cloud; Blueprinting; e prototipagem,
6.Análise de serviços
Análise descritiva:análise preditiva análise prescritiva.
7.Aplicações e ferramentas
Marketplaces, editores, bibliotecas, monitorização, negociadores, e conversores.

Docente(s) responsável(eis)
Paulo José Osório Rupino da Cunha
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 10.0%
Projecto: 40.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia

• Jorge Cardoso, Service Systems Engieering / Service Modeling with USDL, unpublished book, 2012.

• Haluk Demirkan, James C. Spohrer, Vikas Krishna, The Science of Service Systems, Springer.

• Haluk Demirkan, James C. Spohrer, Vikas Krishna, Service Systems Implementation, Springer.