Engenharia de Serviços

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
02023413
Área Científica
Sistemas de Informação
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Sistemas de Informações.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas

Descrição detalhada dos conceitos, princípios, metodologias e melhores práticas usadas na engenharia serviços. Apresentação e discussão de casos de estudo de forma a ilustrar a importância prática das metodologias.

Aulas teórico-práticas

Resolução de exercícios práticos e exploração de casos de estudo que requerem a combinação e associação de conceitos apresentados nas aulas teóricas. Fomentar o pensamento crítico na presença de problemas de complexidade acrescida.

Resultados de Aprendizagem

O crescimento do setor dos serviços requerer a aplicação de métodos científicos e sistemáticos para suportar a criação e gestão de serviços. Neste contexto, a engenharia de serviços fornece um contributo importante para a definição, desenho, modelação, execução e análise de serviços. A unidade curricular apresenta linguagens de modelação, métodos, metodologias, aplicações e casos de estudo com resultados acionáveis, ilustrando as técnicas que podem ser utilizadas em larga escala com recurso a exemplos do mundo real para projetar serviços. A unidade fornece uma referência abrangente e prepara os estudantes que aspiram aprender sobre ou a obter um conhecimento científico mais profundo sobre o desenho e engenharia de serviços, experiência com serviços, e gestão e inovação de serviços.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Introdução a engenharia de serviços
Ciência de serviços; Motivação e definições; Ciclo de vida da engenharia de serviços; Tipos de serviços; Serviços e standards
2.Fundações
Web semântica (e.g. Linked Data and Linked Services); Networks science; Ciclo de vida dos serviços; Cloud computing.
3.Sistemas de serviços
Descrição de serviços (e.g.,USDL); Instâncias de serviços (e.g. Amazon EC2 e SugarCRM); Marketplaces de serviços; Modelos de sistemas de serviços; Serviços Cloud;
4.Redes de serviços
O modelo de relações; Tipo de relacionamentos; Tipo de redes de serviços; Modelação de redes de serviços, modelação de relações, construção de redes e sua população; Análise de redes de serviços.
5.Desenho de serviços
Desenho centrado no serviço; Ferramentas de software Cloud; Blueprinting; e prototipagem,
6.Análise de serviços
Análise descritiva:análise preditiva análise prescritiva.
7.Aplicações e ferramentas
Marketplaces, editores, bibliotecas, monitorização, negociadores, e conversores.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo José Osório Rupino da Cunha

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 10.0%
Projecto: 40.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

• Jorge Cardoso, Service Systems Engieering / Service Modeling with USDL, unpublished book, 2012.

• Haluk Demirkan, James C. Spohrer, Vikas Krishna, The Science of Service Systems, Springer.

• Haluk Demirkan, James C. Spohrer, Vikas Krishna, Service Systems Implementation, Springer.