Empreendedorismo e Gestão de Empresas
1
2017-2018
02023369
Economia, Gestão e Ciências Sociais
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
A frequência das unidades curriculares de ―Processos de Gestão e Inovação‖ e ―Sistemas de Informação‖ é considerada uma mais valia. O estudante deve ter conhecimentos básicos de inglês.
Métodos de Ensino
Aulas TP, uma parte usadas para exposição de conceitos, modelos e ferramentas de análise e gestão de empresas, restantes para elaboração, discussão e apresentação de trabalhos práticos. Ao longo do semestre os alunos serão desafiados a desenvolver um modelo de negócio com base na ferramenta “Business Model Canvas”. No final do semestre apresentarão os seus projetos pré-empresariais a toda a turma no formato “Elevator Pitch”. Adicionalmente serão resolvidos estudos de caso para os diversos conteúdos programáticos, sendo estimulada, sempre que possível, a participação de oradores convidados.
Resultados de Aprendizagem
São objetivos desta disciplina estimular a criação de competências de empreendedorismo e espírito inovador e familiarizar os futuros profissionais com a realidade do tecido empresarial e os fundamentos teóricos da criação e gestão de pequenas empresas e negócios numa óptica de criação de valor. Espera-se que os estudantes sejam capazes de desenvolver as seguintes competências:
- Capacidade de liderança, auto-motivação e inovação;
- Organização e gestão;
- Trabalho em equipa;
- Capacidade de comunicação;
- Formular modelos de negócio através da ferramenta ―Business Model Canvas;
- Avaliar a rentabilidade de um negócio;
- Conhecer os principais aspetos teóricos relacionados com a gestão de empresas, nomeadamente liderança e gestão de pessoas, análise de mercado, marketing, criação de valor, financiamento, internacionalização, propriedade industrial, constituição legal de empresas, contabilidade, fiscalidade, análise e gestão financeira e plano de negócios.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Casos de sucesso empresarial local;
- Liderança e gestão de pessoas nas organizações;
- Geração de modelos de negócio – ―Business Model Canvas;
- O mercado e a sua análise;
- Marketing-mix e marketing de serviços;
- Criação de valor nas start-ups;
- Financiamento de start-ups;
- Internacionalização;
- Propriedade industrial – licenciamentos;
- Aspetos legais da constituição de sociedades;
- Contabilidade e fiscalidade nas empresas;
- Análise e gestão financeira;
- Introdução ao plano de negócios.
Docente(s) responsável(eis)
Jorge Daniel da Silva Pimenta
Métodos de Avaliação
Avaliação
Assiduidade, pontualidade e participação assertiva: 10.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 10.0%
Projecto: 40.0%
Exame: 40.0%
Bibliografia
Recommended:Elliot,BARRY e Elliot, JAMIE:“Financial Accouting and Reporting”, Prentice Hall, 2008 | Lindon, DENIS e outros; “Mercator XXI Teoria e Prática do Marketing”, Dom Quixote,2004 Osterwalder,ALEXANDER e Pigneur,YVES;“Business Model Generation”,Publicacoes Dom Quixote,Lda. 2009 Robbins, STEPHEN e Judge, TIMOTHY; “Essentials of Organizational Behavior”, Pearson Prentice Hall, 2008 | Saraiva, Pedro; “Empreendedorismo”, Imprensa Universidade Coimbra, 2011.
Complementary:Costa,HORÁCIO;“Criação e Gestão de Micro-Empresas e Pequenos Negócios”,Lidel-Edições Técnicas,Outubro de 2010 Lisboa,JOÃO e outros;"Introdução à Gestão de Organizações,VidaEconómica,Outubro de 2008 Martins,ANTÓNIO e outros;“Manual de Gestão Financeira Empresarial”,Coimbra Editora, Agosto de 2009
www.anje.pt
www.arrisca-c.pt
www.bplans.com
www.businessmodelgeneration.com
www.empresanahora.pt
www.ipn.pt
www.marcasepatentes.pt
www.portaldaempresa.pt
www.portaldasfinancas.gov.pt
www.seg-social.pt