a carregar...

Arquitetura de Empresas

‹ voltar ao plano de estudos
Código
02023342
Área Científica
Sistemas de Informação
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino

Inglês

Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado
Modo de Ensino
Presencial
Conhecimentos de Base Recomendados

Sistemas de Informação.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas

Descrição detalhada dos conceitos, princípios, metodologias e melhores práticas usadas na construção de arquitecturas de empresas nas organizações. Apresentação e discussão de casos de estudo de forma a ilustrar a importância prática das metodologias.

Aulas práticas laboratoriais

Resolução de exercícios práticos e exploração de casos de estudo que requerem a combinação e associação de conceitos apresentados nas aulas teóricas. Fomentar o pensamento crítico na presença de problemas de complexidade acrescida.

Resultados de Aprendizagem

Uma arquitetura de empresa tenta descrever e controlar a estrutura de uma organização, processos, aplicações e sistemas de forma integrada. A especificação não ambígua dos componentes e das suas relações numa arquitetura requer uma linguagem de modelação coerente. Tal linguagem deve permitir a modelação integrada de vários domínios da arquitectura e deve ser analisada por pessoas de TI e por pessoas com um background empresarial. Nesta unidade curricular, apresentamos uma linguagem de modelação de empresas que capta a complexidade dos domínios de uma arquitectura, as suas relações e permite a construção de modelos integrados. A linguagem fornece aos arquitetos instrumentos concretos para que possam melhorar as suas práticas arquitetónicas.

Estágio(s)
Não
Programa

1. Introdução a arquitetura de empresas; O processo de arquitetura; Razões para uma arquitetura da empresa.

2. Estado da arte - Arquitetura de empresas, outros instrumentos de governança; métodos e estruturas; Linguagens de modelação; Arquitetura orientadas a serviços.

3. Fundações - Complexidade arquitetónica; Descrição de arquiteturas de empresas; Representações, modelos e semântica.

4. Modelação de empresas - Orientação a serviços e camadas; Três dimensões de modelação; Conceitos da camada de negócio; da camada de aplicações; da camada de tecnologia; Relações.

5. Pontos de vista e visualização - arquitetura; Modelos, vistas e visualização; Visualização e interacção; Criação, seleção e uso de pontos de vista.

6. Ferramentas de suporte - Necessidades de ferramentas para arquitetura de empresas; Ferramentas disponíveis; Workbench para arquitetura de empresas; Ferramenta de desenho de vistas; Ferramenta de análise do impacto de mudanças.

7. Casos de estudo.

Docente(s) responsável(eis)
Álvaro Manuel Reis da Rocha
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 10.0%
Projecto: 40.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia

• Enterprise Architecture at Work: Modelling, Communication and Analysis, Marc Lankhorst, Springer, ISBN: 978-3642296505, 2013.

Note: The syllabus is aligned with chapters 1, 2, 3, 5, 6, 7, 10, and 11 of the book written by Lankhorst.