Engenharia de Requisitos
0
2020-2021
02023331
Engenharia de Software
Inglês
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Programação, Bases de Dados, Inglês.
Métodos de Ensino
O processo de aprendizagem envolve a aplicação concreta das abordagens e a sua apresentação à turma, mais do que ouvir exposições teóricas. Assim, esta UC inclui aulas teóricas de exposição de conceitos, em paralelo com exemplos práticos com a intenção de ampliar o interesse dos alunos nos conceitos teóricos e exemplificar a sua aplicação em situações reais.
A disciplina está organizada em torno do projecto de Studio através da entrega faseada de (sete) artefactos de aplicação de cada uma das técnicas ao projecto, os quais são apresentados, discutidos e dado feedback, quer por escrito, quer em sala de aula.
Resultados de Aprendizagem
O desenvolvimento efetivo de software exige o domínio de diversos métodos para transpor o fosso entre o problema concreto a ser resolvido e um sistema informático funcional. Nesta unidade curricular os alunos estudam e aplicam várias técnicas para compreender e descrever o problema que estão a tentar resolver, os diversos fatores que condicionam as soluções possíveis e as diversas abordagens para escolher as melhores alternativas.
Após a frequência desta unidade curricular os estudantes estarão em condições de:
- Identificar diferentes tipos de problemas e as respetivas estruturas;
- Analisar as condicionantes de natureza técnica, organizacional, de usabilidade e de mercado que influenciam a solução a adotar;
- Aplicar uma genuína abordagem de engenharia para solucionar o problema.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Engenharia de Requisitos;
2.Design Contextual;
3.Casos de Uso (como guia para o ciclo de vida do software);
4.Modelação orientada aos objectivos.
5.Considerações de Usabilidade;
6.Condicionantes económicas, de negócio e regulamentares;
7.Uma abordagem de engenharia ao desenvolvimento de software.
Docente(s) responsável(eis)
Mário Alberto da Costa Zenha Rela
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 25.0%
Projecto: 75.0%
Bibliografia
1. [BRO95] The Mythical Man-Month, Fred Brooks, ISBN 0201835959, 336 pp., Addison-Wesley Professional; 2ª ed. 1995.
2. [BEY98] Hugh Beyer and Karen Holtzblat: Contextual Design: Defining Customer-Centered Systems. Morgan Kaufman, 1998.
3. [ArMi01] Frank Armour and Granville Miller: Advanced Use Case Modeling: Software Systems. Addison-Wesley, 2001.
4.[KAOS07] A KAOS Tutorial , Axel van Lamsweerde, Respect-IT, 46 pp. 2007
5.[NIE93] Usability Engineering , Jakob Nielsen, ISBN 0125184069, 362 pp., Morgan Kaufmann, 1993.
6. [NOR13] The Design of Everyday Things, 2ed. , Donald Norman, ISBN 0262525674, 368 pp., MIT Press, 2013.
7.[SHA90] Mary Shaw, Prospects for an Engineering Discipline of Software, IEEE Software, Vol.7, Issue: 6, Nov. 1990, pp.15-24