Engenharia de Requisitos

Ano
0
Ano lectivo
2017-2018
Código
02023331
Área Científica
Engenharia de Software
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Programação e Bases de dados.

Métodos de Ensino

Leitura de artigos e referências selecionadas seguidas por discussão na aula; Trabalho de síntese com apresentação oral; Realização de um conjunto de mini-projectos (em equipa) cada um focado num tópico central da cadeira (tanto quanto possível os trabalhos terão diferentes perspectivas do mesmo problema real).

Uma descrição mais detalhada da cadeira e forma de avalição pode ser consultada em:

http://www.casos.cs.cmu.edu/publications/papers/2005DecidingWhatDesign.pdf

Resultados de Aprendizagem

O desenvolvimento de software exige uma compreensão dos métodos mais bem sucedidos para transpor o fosso entre o problema em questão e um sistema real que lhe dá resposta. Nesta unidade curricular os estudantes irão estudar diversos métodos para compreender o problema com que se deparam, os fatores que condicionam a gama de soluções possíveis, e as abordagens para decidirem entre essas alternativas.

Após concluírem esta unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:

• Identificar as diferentes classes de problemas e as suas estruturas;

• Analisar as vertentes técnica, organizacional, de negócio, de usabilidade e de mercado que condicionam as soluções possíveis;

• Aplicar uma verdadeira abordagem de engenharia para definir a solução.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Engenharia de Requisitos;

2. Classes de problemas;

3. Análise Contextual;

4. Casos de Uso (como guia para o ciclo de vida do software);

5. Considerações de Usabilidade;

6. Condicionantes económicas, de negócio e regulamentares;

7. Uma abordagem de engenharia ao desenvolvimento de software.

Docente(s) responsável(eis)

Mário Alberto da Costa Zenha Rela

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 10.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Mini Testes: 70.0%

Bibliografia

1. Fred Brooks: The Mythical Man-Month, Addison-Wesley, 2005

2. Karl Wiegers: More About Software Requirements: Thorny Issues and Practical Advice Microsoft Press, 2005.

3. Donald Norman: The Design of Everyday Things; Currency/Doubleday, 1990.

4. Frank Armour and Granville Miller: Advanced Use Case Modeling: Software Systems Addison-Wesley, 2001.

5. Beyer and Holtzblat: Contextual Design: Defining Customer-Centered Systems. Morgan Kaufman, 1998