Engenharia de Requisitos
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2019-2020
02023331
Engenharia de Software
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Programação e Bases de dados.
Métodos de Ensino
Leitura de artigos e referências selecionadas seguidas por discussão na aula; Trabalho de síntese com apresentação oral; Realização de um conjunto de mini-projectos (em equipa) cada um focado num tópico central da cadeira (tanto quanto possível os trabalhos terão diferentes perspectivas do mesmo problema real).
Uma descrição mais detalhada da cadeira e forma de avalição pode ser consultada em:
http://www.casos.cs.cmu.edu/publications/papers/2005DecidingWhatDesign.pdf
Resultados de Aprendizagem
O desenvolvimento de software exige uma compreensão dos métodos mais bem sucedidos para transpor o fosso entre o problema em questão e um sistema real que lhe dá resposta. Nesta unidade curricular os estudantes irão estudar diversos métodos para compreender o problema com que se deparam, os fatores que condicionam a gama de soluções possíveis, e as abordagens para decidirem entre essas alternativas.
Após concluírem esta unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:
• Identificar as diferentes classes de problemas e as suas estruturas;
• Analisar as vertentes técnica, organizacional, de negócio, de usabilidade e de mercado que condicionam as soluções possíveis;
• Aplicar uma verdadeira abordagem de engenharia para definir a solução.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Engenharia de Requisitos;
2. Classes de problemas;
3. Análise Contextual;
4. Casos de Uso (como guia para o ciclo de vida do software);
5. Considerações de Usabilidade;
6. Condicionantes económicas, de negócio e regulamentares;
7. Uma abordagem de engenharia ao desenvolvimento de software.
Docente(s) responsável(eis)
Nuno Alexandre Martins Seixas
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 10.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Mini Testes: 70.0%
Bibliografia
1. Fred Brooks: The Mythical Man-Month, Addison-Wesley, 2005
2. Karl Wiegers: More About Software Requirements: Thorny Issues and Practical Advice Microsoft Press, 2005.
3. Donald Norman: The Design of Everyday Things; Currency/Doubleday, 1990.
4. Frank Armour and Granville Miller: Advanced Use Case Modeling: Software Systems Addison-Wesley, 2001.
5. Beyer and Holtzblat: Contextual Design: Defining Customer-Centered Systems. Morgan Kaufman, 1998