Nanomaterias e Nanotecnologias

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
03015899
Área Científica
Ciências e Engenharia de Materiais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Resultados de Aprendizagem

O objetivo é dar a conhecer a influência das dimensões dos materiais nas suas propriedades e na construção de nano-sistemas. É pretendido desenvolver competências em nanociência/nanomateriais tendo em vista a potencial utilização da nanotecnologia em aplicações industriais.

Pretende-se introduzir um conjunto de conceitos tais como a manipulação de átomos e moléculas com vista à formação de novos dispositivos, síntese e manipulação de nano-objetos para a construção de materiais nanoestruturados, nano-engenharia e fabrico de nano-maquinas, sensores, dispositivos mecânicos, médicos, etc.Noções de modificação química de nanomateriais para a sua localização seletiva em dispositivos, ou para otimização da sua interação com outros materiais.Introduz também noções de processos de produção de nanocompósitos que são escaláveis industrialmente.

Este programa permite aos alunos a participação no desenvolvimento e estudo numa das áreas de maior crescimento da ciência e tecnologia da atualidade.

Estágio(s)

Não

Programa

As aulas compreendem a maioria das técnicas de fabrico utilizadas em micro e nanotecnologias de acordo com: Introdução à Nanotecnologia. Conceitos físicos na nanofabricação. Nanotecnologia e Fotónica. Nano-bio motores. CNCs. A química dos nanomateriais de carbono. Aplicações de nanotubos e flurenos.

Nanoelectrónica. Nanosensores. Nanoactuadores/ Nanomanipuladores. Fabrico e síntese de nanomateriais.

Técnicas de fabrico – mecânicas. Técnicas de nano caracterização.

A atividade de investigação desenvolvida na área dos nanomateriais foca também a sua funcionalização química, a síntese de nano partículas, a formação de nanocompósitos de base polimérica e o estudo dos fenómenos físicos associados à escala nanométrica e determinantes do comportamento destes materiais.

Os nanomateriais em foco contemplam nanoargilas, nanopartículas à base de carbono: nanotubos e nanofibras de carbono, fulerenos, grafenos, assim como a funcionalização química destas nanopartículas.

Documentos

Ficha Unidade Curricular - 2013/2014 (Word)

Bibliografia

Bharat Bhushan, Handbook of Nanotechnology, Springer 2007.

M. Madou, Fundamentals of Microfabrication – The science of miniaturization, CRC Press, 2002

C. P. Poole, F.J. Owens, Introduction to Nanotechnology, Wiley, 2003.

M. Kohler, W. Fritzsche, Nanotechnology, Wiley, 2004.