Materiais com Gradiente de Funcionalidade

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
03015812
Área Científica
Ciências e Engenharia de Materiais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Métodos de Ensino

A UC consistirá num conjunto de sessões expositivas por parte do docente, complementadas por trabalhos de pesquisa bibliográfica, exposições orais e trabalhos experimentais realizados pelos alunos.

A avaliação será efetuada com recurso a um exame final com livre acesso aos inscritos, complementado pela avaliação dos trabalhos realizados e apresentados pelos alunos.

Resultados de Aprendizagem

A UC deve conferir competências na área dos Materiais com Gradiente de Funcionalidades (FGM) e alertar para a problemática da heterogeneidade como fator a explorar na conceção de materiais e projeto de componentes.

O estudante deverá

compreender:

- conceito de FGM;

- atrativos em diferentes domínios tecnológicos;

- vias diferenciadas de obtenção;

- características do comportamento físico e químico;

- técnicas experimentais de caracterização aplicáveis;

ser capaz de:

- conceber situações suscetíveis de gerar heterogeneidade controlada;

- elaborar modelos previsionais simples;

- produzir FGM’s mediante a aplicação de processos adequados;

- caracterizar FGM’s dos pontos de vista microestrutural, mecânico, tribológico e da resistência à corrosão. conhecer:

- aplicações concretas de FGMs.

- as potencialidades de soluções não convencionais na resposta a diferentes desafios tecnológicos;

- os modos de adequação de técnicas experimentais a materiais intrinsecamente heterogéneos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução aos Materiais com Gradiente de Funcionalidade (FGM)

2. Processos de Fabrico

3. Caracterização Estrutural e Funcional de FGM;

4. Modelação de FGM

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Documentos

Ficha Unidade Curricular - 2013/2014 (Word)

Bibliografia

- S. Suresh, A. Mortensen, “Fundamentals of Functionally Graded Materials”, ed. The Institute of Material (1998);