Biomaterias

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
03015795
Área Científica
Ciências e Engenharia de Materiais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

É fortemente incentivada a participação dos alunos durante as aulas presenciais e tutoriais, de forma a que os alunos possam ser agentes do seu próprio processo de formação. Na lecionação de alguns temas poderão ser convidados especialistas de uma dada área temática específica.

A avaliação é efetuada através da realização de provas escritas e apresentações de trabalhos.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objetivo fornecer aos alunos conhecimentos sobre o estado da arte do desenvolvimento de biomateriais, tendo em vista a sua utilização em diversas áreas da medicina, com particular destaque em medicina regenerativa. São abordados temas como as características estruturais e de superfície dos biomateriais, a relação entre as suas propriedades e as técnicas de processamento, interação com tecidos envolventes, aspetos éticos e regulamentares e as aplicações clínicas mais relevantes.

Estágio(s)

Não

Programa

Princípios fundamentais dos Biomateriais.Classes de Biomateriais.Propriedades físico-químicas e mecânicas.Técnicas de processamento.

O mercado dos biomateriais.Aplicações clínicas.

Biomateriais para Medicina Regenerativa.Objetivos e estratégias.Interação entre os Biomateriais e o tecido hospedeiro.

Mecanismos de biodegradação e modificações de superfície.Biocerâmicos, biovidros e vidros cerâmicos.

Materiais poliméricos para aplicação em medicina regenerativa e como veículos de libertação controlada de fármacos.Biometais.Composição,estrutura e propriedades.Compósitos e nanocompósitos.Abordagens biomiméticas para promover multifuncionalidade nos biomateriais.

Degradação e desgaste.

Normativos aplicáveis.Biomodelação 3D para o fabrico de próteses e implantes personalizados.Modelos médicos e técnicas de prototipagem rápida.Vantagens e aplicações.

Aspetos éticos e regulamentares dos dispositivos médicos.Avaliação da Biocompatibilidade.Toxicidade.Normativos aplicáveis para ensaios clínicos.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%

Bibliografia

- Biomaterials Science: An Introduction to Materials in Medicine. Eds. B. D. Ratner, A. S. Hoffman, F. J. Schoen, J. E. Lemons, Academic Press, San Diego, (1996);

- Princípios de Ciencia e Engenharia de Materiais, W F Smith, McGraw Hill, (1998)

- J D. Santos “Bonelike® Graft for Regenerative Bone Applications”, Editores: Mark J. Jackson and Waqar Ahmed, Springer, Capítulo 13, do Livro “Surface Engineered Surgical Tools and Medical Devices”, ISBN: 978-0- 387-27026-5, pp 477-512, 2007

- Polymeric Biomaterials. Ed. Severian Dumitriu, Marcel Dekker Inc., New York (2002).

- Hoope, A., Guldal, NS, BBoccaccini, AR, “A review of the biological response to ionic dissolution products from bioactive glasses and glass-ceramics” Biomaterials, 2011, 32 (11) 2757-74