Iniciação à Língua Gestual Portuguesa I
1
2013-2014
02023195
Linguas e Literaturas Estrangeiras
Português
Presencial
Semestral
2.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Expositivo- visual/gestual/ dramatização; Interrogativo -jogo de perguntas em LGP/conversação; Demonstrativo - configuração da mão; Técnicas pedagógicas com recurso à díade e à tríade.
Resultados de Aprendizagem
Proporcionar aos formandos competências linguísticas e psicolinguísticas. Os estudantes desenvolverão competências na comunicação com uma Pessoa Surda usando LGP; Fazer uma apresentação em LGP; dar informações sobre Pessoas Surdas, Comunidade e Sua Cultura; responder a perguntas sobre uma pequena ‘história’ contada por uma Pessoa Surda; reconhecer variações na forma como as Pessoas Surdas comunicam.
Estágio(s)
NãoPrograma
Apresentação. Apologia do Curso de LGP. A Cultura dos Surdos. O ABC. As cores. Os números. Os dias da semana. O nome próprio. O nome gestual. O estado civil das pessoas. Aplicação prática dos números em LGP. Os meios de transportes. Os verbos. Os gestos expressivos, de ligação e de conjunção. A família. Os Frutos. As refeições. Os alimentos. A saúde. Os meses. Os festejos populares. As profissões. Os países. As cidades. Tradução e interpretação de textos. Jogos de Conversação.
Docente(s) responsável(eis)
Telmo Pereira Fernandes
Métodos de Avaliação
Avaliação
Avaliação contínua (50%) – realização de exercícios de avaliação ao longo do semestre: 50.0%
Avaliação sumativa (50% - final e obrigatória) – no fim de cada semestre: 50.0%
Bibliografia
A Língua Gestual é uma língua visuo-espacial. A presença e aprendizagem através das aulas são primordiais para o alcance dos objetivos propostos.
Sign Language is a visual-spatial language. Learning its communication skills requires the presence in the classroom to achieve the proposed objectives.