Iniciação à Língua Gestual Portuguesa I

Ano
1
Ano lectivo
2013-2014
Código
02023195
Área Científica
Linguas e Literaturas Estrangeiras
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Expositivo- visual/gestual/ dramatização; Interrogativo -jogo de perguntas em LGP/conversação; Demonstrativo - configuração da mão; Técnicas pedagógicas com recurso à díade e à tríade.

Resultados de Aprendizagem

Proporcionar aos formandos competências linguísticas e psicolinguísticas. Os estudantes desenvolverão competências na comunicação com uma Pessoa Surda usando LGP; Fazer uma apresentação em LGP; dar informações sobre Pessoas Surdas, Comunidade e Sua Cultura; responder a perguntas sobre uma pequena ‘história’ contada por uma Pessoa Surda; reconhecer variações na forma como as Pessoas Surdas comunicam.

Estágio(s)

Não

Programa

Apresentação. Apologia do Curso de LGP. A Cultura dos Surdos. O ABC. As cores. Os números. Os dias da semana. O nome próprio. O nome gestual. O estado civil das pessoas. Aplicação prática dos números em LGP. Os meios de transportes. Os verbos. Os gestos expressivos, de ligação e de conjunção. A família. Os Frutos. As refeições. Os alimentos. A saúde. Os meses. Os festejos populares. As profissões. Os países. As cidades. Tradução e interpretação de textos. Jogos de Conversação.

Docente(s) responsável(eis)

Telmo Pereira Fernandes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação contínua (50%) – realização de exercícios de avaliação ao longo do semestre: 50.0%
Avaliação sumativa (50% - final e obrigatória) – no fim de cada semestre: 50.0%

Bibliografia

A Língua Gestual é uma língua visuo-espacial. A presença e aprendizagem através das aulas são primordiais para o alcance dos objetivos propostos.

Sign Language is a visual-spatial language. Learning its communication skills requires the presence in the classroom to achieve the proposed objectives.