Tertúlia Castelhana

Ano
1
Ano lectivo
2013-2014
Código
02023156
Área Científica
Linguas e Literaturas Estrangeiras
Língua de Ensino
Espanhol
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Serão agendadas atividades de expressão oral e interação de natureza variada, por casais, ou no grupo (tertúlia, entrevista, discussão, etc.), sobre várias questões de interesse e relevância. O papel do professor será o apresentador de questões, gerente do tempo e turnos da palavra, além de esclarecer e explicar as dúvidas e os aspectos socioculturais desconhecidos para os formandos e ajudar a resolver erros linguísticos, tanto na pronúncia e gramatical e pragmática.
Não haverá exame. Os formandos têm direito a um certificado de participação. Os resultados serão expressos através da menção de ―Aprovado‖ ou ―Reprovado‖.

Estágio(s)

Não

Programa

O curso tem como objetivo aumentar a fluidez da comunicação oral de alunos que estudam a língua espanhola.
As aulas decorrerão num ambiente dinâmico e participativo, pelo que será solicitada a intervenção e a participação constante dos alunos, assim como o debate construtivo entre eles.
Será proposta uma lista de tópicos gerais atuais que possam gerar interesse e o debate entre os alunos. A apresentação destes tópicos poderá surgir de textos literários, jornalísticos ou de materiais audiovisuais, entre outros, como a preparação de temas sugeridos pelos alunos.
Todos estes conteúdos serão cruzados com a realidade do mundo lusófono.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Os métodos de avaliação devem estar ajustados aos resultados esperados da aprendizagem e podem assumir diferentes formas, tais como: relatório, projeto, trabalho de revisão teórica ou de investigação, teste, exame: 100.0%

Bibliografia

REAL ACADEMIA ESPAÑOLA (2010): Nueva gramática de la lengua española. Manual, Madrid: Espasa.
— (2011a): Nueva gramática básica de la lengua española, Madrid: Espasa.
— (2011b): Nueva gramática de la lengua española. Fonética y fonología, Madrid: Espasa