Língua e Cultura Latinas
1
2013-2014
02023111
Linguas e Literaturas Estrangeiras
Português
Presencial
Semestral
3.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Not applicable.
Métodos de Ensino
-Apelar à observação,indução e memória.-Estabelecer a relação entre a Língua Latina e a Língua Portuguesa.-Explorar o texto na reciprocidade Língua e Cultura.-Ler o texto de forma funcional partindo da apreensão do sentido global para a compreensão de aspectos particulares.-Promover tarefas que levem o aluno a organizar os seus próprios esquemas conceptuais na construção progressiva do conhecimento.-Enriquecer o vocabulário através da relação etimológica,semântica e ideológica.
Resultados de Aprendizagem
Obj
Contribuir para a apreensão e compreensão da génese da cult ocidental
Reconhecer a atualidade da matriz latina na cult portug, na promoção das respost aos anseios do Homem contemp
Favorecer a identid nacional e o património linguíst
Reforçar a competência comunicat e o domínio linguíst do portug
Enriquecer o desenvol da linguag enquanto expressão do pensamento
Valoriz a mundividência do passado no presente através da articul com as nossas raízes hist-cult
Interp o signif de valores trad portug na sua relação com o passado
Confirmar a relação léxico-semântica entre a líng portug e a líng latina
Avaliar criticamente os val transmitidos para a atualid
Aquisição das compet
Leitura e compreensão de um texto latino
Capacid de estabelecer análises comparativas entre a Líng e Cultura Latinas e Líng e Cultura Portug
Reflexão linguíst e análise dos elementos constituintes da frase
Autonomia e manuseio linguíst em situação nova
Transf e articulação de saberes entre os 2 sistemas linguíst
Estágio(s)
NãoPrograma
1 Origem Indo-europeia
2 Língua Latina no Português
3 Cultura Latina hoje
4 Quadro Cronológico da civilização romana
5 1ª abordagem à Líng Latina
CULTURA LATINA
1 De romanorumque fabulis: a pedagogia e o didatismo morais
1.1 Origem e Genealogia Mitológicas
2 De romana religione: o culto aos deuses
3 De fabulosa Romae origine: A origem lendária de Roma
4 De quotidianis romanorum occupationibus: a vida em família e os costumes
LÍNGUA LATINA
1 As declinações (1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª) e classes nominais
1.1. A declinação: tema, característica e desinência
1.2 Os casos e funções sintáticas
1.3. Adj
1.4 Pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos e relativos
2 As conjugações e flexões verbais
2.1 Verbos regulares
2.2 Infectum, Voz Activa e Indicativo
2.2.1 Presente, Imperfeito, Futuro imperf
2.2.2 Perfectum, Voz activa e Indicat dos verbos regulares
2.2.3 Pret. Perfeito, Pret. Mais-que-perfeito e Futuro Perfeito
2.3 Verbo sum e seus compostos
3 As preposições e suas regências
4 As conjunções
Docente(s) responsável(eis)
Ana Isabel Correia Martins
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação é formativa, integrada num processo contínuo de actividade pedagógica e traduzida de forma descritiva e qualitativa: 100.0%
Bibliografia
Cauquil,G.& Guillaumin,J.-Y.,Vocabulaire essentiel du latin,Hachette,Paris,1992.
Ernout,A.,Morphologie historique du Latin,Éditions Klincksieck,Paris,1989
Ernout,A & Thomas,F.Syntaxe latine,Éditions Klincksieck,Paris,1959
Ferreira,António Gomes,Dicionário de Latim-Português,Porto Editora,Porto,1998.
Gaffiot,Félix,Dictionnaire Latin-Français,Hachette,Paris,2000
Grimal,Pierre,Dicionário de Mitologia Grega e Romana,Difel,Lisboa,1992
Grimal,Pierre,A Civilização Romana.Edições 70,Lisboa,1984
Hacquard,Georges,Dicionário de Mitologia Grega e Romana,Edições ASA,Lisboa,1990
Paratore,Ettore,História da Literatura Latina,Fundação Calouste Gulbenkian,Lisboa,1987
Pereira,Maria Helena da Rocha,Romana.Antologia da Cultura Latina.Coimbra:Instituto de Estudos Clássicos, Coimbra,2000.
Estudos de História da Cultura Clássica:Cultura Romana,II volume,Fundação Calouste Gulbenkian,Lisboa, 2002.
Serbat,Guy,Les Structures du Latin.Paris:Picard,Paris,1994.