Língua e Cultura Latinas

Ano
1
Ano lectivo
2013-2014
Código
02023111
Área Científica
Linguas e Literaturas Estrangeiras
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Not applicable.

Métodos de Ensino

-Apelar à observação,indução e memória.-Estabelecer a relação entre a Língua Latina e a Língua Portuguesa.-Explorar o texto na reciprocidade Língua e Cultura.-Ler o texto de forma funcional partindo da apreensão do sentido global para a compreensão de aspectos particulares.-Promover tarefas que levem o aluno a organizar os seus próprios esquemas conceptuais na construção progressiva do conhecimento.-Enriquecer o vocabulário através da relação etimológica,semântica e ideológica.

Resultados de Aprendizagem

Obj
Contribuir para a apreensão e compreensão da génese da cult ocidental
Reconhecer a atualidade da matriz latina na cult portug, na promoção das respost aos anseios do Homem contemp
Favorecer a identid nacional e o património linguíst
Reforçar a competência comunicat e o domínio linguíst do portug
Enriquecer o desenvol da linguag enquanto expressão do pensamento
Valoriz a mundividência do passado no presente através da articul com as nossas raízes hist-cult
Interp o signif de valores trad portug na sua relação com o passado
Confirmar a relação léxico-semântica entre a líng portug e a líng latina
Avaliar criticamente os val transmitidos para a atualid

Aquisição das compet
Leitura e compreensão de um texto latino
Capacid de estabelecer análises comparativas entre a Líng e Cultura Latinas e Líng e Cultura Portug
Reflexão linguíst e análise dos elementos constituintes da frase
Autonomia e manuseio linguíst em situação nova
Transf e articulação de saberes entre os 2 sistemas linguíst

Estágio(s)

Não

Programa

1 Origem Indo-europeia
2 Língua Latina no Português
3 Cultura Latina hoje
4 Quadro Cronológico da civilização romana
5 1ª abordagem à Líng Latina

CULTURA LATINA
1 De romanorumque fabulis: a pedagogia e o didatismo morais
1.1 Origem e Genealogia Mitológicas
2 De romana religione: o culto aos deuses
3 De fabulosa Romae origine: A origem lendária de Roma
4 De quotidianis romanorum occupationibus: a vida em família e os costumes

LÍNGUA LATINA
1 As declinações (1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª) e classes nominais
1.1. A declinação: tema, característica e desinência
1.2 Os casos e funções sintáticas
1.3. Adj
1.4 Pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos e relativos

2 As conjugações e flexões verbais
2.1 Verbos regulares
2.2 Infectum, Voz Activa e Indicativo
2.2.1 Presente, Imperfeito, Futuro imperf
2.2.2 Perfectum, Voz activa e Indicat dos verbos regulares
2.2.3 Pret. Perfeito, Pret. Mais-que-perfeito e Futuro Perfeito
2.3 Verbo sum e seus compostos
3 As preposições e suas regências
4 As conjunções

Docente(s) responsável(eis)

Ana Isabel Correia Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação é formativa, integrada num processo contínuo de actividade pedagógica e traduzida de forma descritiva e qualitativa: 100.0%

Bibliografia

Cauquil,G.& Guillaumin,J.-Y.,Vocabulaire essentiel du latin,Hachette,Paris,1992.
Ernout,A.,Morphologie historique du Latin,Éditions Klincksieck,Paris,1989
Ernout,A & Thomas,F.Syntaxe latine,Éditions Klincksieck,Paris,1959
Ferreira,António Gomes,Dicionário de Latim-Português,Porto Editora,Porto,1998.
Gaffiot,Félix,Dictionnaire Latin-Français,Hachette,Paris,2000
Grimal,Pierre,Dicionário de Mitologia Grega e Romana,Difel,Lisboa,1992
Grimal,Pierre,A Civilização Romana.Edições 70,Lisboa,1984
Hacquard,Georges,Dicionário de Mitologia Grega e Romana,Edições ASA,Lisboa,1990
Paratore,Ettore,História da Literatura Latina,Fundação Calouste Gulbenkian,Lisboa,1987
Pereira,Maria Helena da Rocha,Romana.Antologia da Cultura Latina.Coimbra:Instituto de Estudos Clássicos, Coimbra,2000.
Estudos de História da Cultura Clássica:Cultura Romana,II volume,Fundação Calouste Gulbenkian,Lisboa, 2002.
Serbat,Guy,Les Structures du Latin.Paris:Picard,Paris,1994.