Língua e Cultura Árabes II

Ano
1
Ano lectivo
2013-2014
Código
02022961
Área Científica
Linguas e Literaturas Estrangeiras
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

O nível II é uma continuação do nível I, daí este nível retomar e desenvolver o método anterior, para além de serem implementados novos métodos: a partir de textos será ensinada a matéria gramatical, a qual será praticada em exercícios. O formando terá de ouvir diferentes textos, depois vai preencher espaços ou responder a questões relativas ao que ouviu.

Resultados de Aprendizagem

Aprofundamento dos conhecimentos linguísticos obtidos pela frequência do Curso Livre de Língua e Cultura Árabe I.

No fim do curso, o formando será capaz de ler um texto em árabe sem erros graves, formular frases com informações, descrições, opiniões respeitando a ordem das palavras na frase árabe. Também será capaz de ouvir textos e conversas tendo uma compreensão aceitável do conteúdo. Exprimir ideias de aprovação, desaprovação, sentimentos de gosto e de desagrado.

Os resultados de aprendizagem devem ser coerentes com os conteúdos programáticos e as metodologias de ensino e avaliação.

Estágio(s)

Não

Programa

A Escrita:
Continuação da melhoria do desenho das letras~
Gramática:
- Conjugação dos verbos árabes: presente, passado - A negação - Plural dual (duas pessoas) - As conjunções às palavras - Os pronomes interrogativos - Frase nominal - Frase verbal - O adjetivo - Regras da alteração do substantivo - O Imperativo
Conversas:
- No cabeleireiro
- No zoo
- No correio
- Nas lojas de artesanato
- Na aldeia
- Na farmácia
Vocabulário:
- Verbos das ações mais frequentes
- Continuação dos números
- Nomes das lojas: pastelaria, talho, etc.
- Os animais
- Os meios de transporte
- As frutas, legumes
- Vocabulário para fazer as compras
Cultura: - Diferença entre árabe e muçulmano - A poesia árabe - O património mundial de origem árabe - Najib Mahfoud - Literatura contemporânea - Importância da enonomia árabe - Meca: a “kibla” de uma cultura e civilização - Os sábios e os científicos árabes

Docente(s) responsável(eis)

Abderazzak Kadess

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação de conhecimentos dos cursos livres pauta-se por regulamento próprio, consultar em http://www.uc.pt/fluc/cl/regulamentos/fluc/cl/ficheiros/regulamento_aval: 100.0%

Bibliografia

Assessment methods must be adjusted to the learning outcomes and can take different forms, such as a written report, a project, a theoretical or a research review, a test, an exam)
NOTE: For each type of assessment should be indicated its percentage on the final grade.
The courses assessment is guided by a set of rules, available in http://www.uc.pt/fluc/cl/regulamentos/fluc/cl/ficheiros/regulamento_aval