Arqueologia dos Campos de Batalha

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
02022873
Área Científica
História
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A leccionação desta unidade curricular assenta em aulas teóricas e teórico/práticas apoiadas em elementos iconográficos, análise de textos, trabalhos em grupo, leituras e trabalhos individuais, apresentação e discussão de matérias resultantes daqueles trabalhos

Resultados de Aprendizagem

Introduzir o tema da Arqueologia dos Campos de Batalha nas suas múltiplas vertentes. Explicação dos métodos e técnicas de prospeção arqueológica em antigos campos de batalha. A dimensão científica da arqueologia dos Campos de Batalha como método para o conhecimento efetivo do desenrolar das mesmas, tanto nos casos “desconhecidos”, como nos historicamente documentados. A utilização da informação gerada pelo estudo dos campos de batalha numa ótica de Arqueologia Pública.

Pretende-se que o aluno domine as principais técnicas de prospeção arqueológica do terreno, os métodos de abordagem ao estudo dos antigos campos de batalha históricos, sabendo como utilizar criticamente a informação de fontes diversificadas, conheça os modos como se podem utilizar didaticamente os antigos campos de batalha num contexto de Arqueologia Pública.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Breve exposição sobre a Arqueologia de campo enquanto atividade científica.

2. Principais métodos de prospeção arqueológica e a sua utilização no estudo dos antigos campos de batalha.

3. Estudar antigos campos de batalha conhecidos e “desconhecidos”

3.1. Campos de batalha “desconhecidos”: a utilização da informação gerada pela pesquisa de campo para datar e contextualizar antigos campos de batalha (apresentação de estudos de caso).

3.2. O estudo arqueológico dos campos de batalha históricos e o seu confronto com a informação proveniente de outras fontes (apresentação de estudos de caso).

3.3. Reconstituir no terreno o desenrolar das batalhas.

4. A utilização dos antigos campos de batalha como espaços didáticos de Arqueologia Pública (apresentação e análise de exemplos de distintas áreas geográficas e âmbitos cronológicos).

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%

Bibliografia

1. RENFREW, C. / BAHN, P. (1991) - Archaeology. Theories and Methods, London, Thames and Hudson

2. Short Guide to Field Survey, Field Walking and Detecting Survey. November 2006 (revised edition). British Archaeological Job Resources Guides, 15.

http://www.scribd.com/full/453840?access_key=845u2uub68yfv

3. SUTHERLAND, T. / HOLST, M. (2005) Battlefield archaeology: a guide to the archaeology of conflict. Bradford: University of Bradford. British Archaeological Job Resources Guides, 8.

http://www.bajr.org/documents/bajrbattleguide.pdf

4. Parques arqueológicos em antigos campos de batalha:

http://archaeology.about.com/od/battlefieldsites/Battlefield_Sites_and_Archaeology.htm