História do Ensino Militar em Portugal

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
02022827
Área Científica
História
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A leccionação desta unidade curricular assenta em aulas teóricas e teórico/práticas apoiadas em fontes primárias, análise de obras e artigos, trabalhos de grupo, trabalhos individuais, apresentação e discussão de matérias resultantes daqueles trabalhos.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que o aluno compreenda a evolução do Ensino Militar, entre o século XVI e a actualidade, tendo em consideração modelos que contemplem os contextos político, estratégico, social, militar e educacional e que incluam a organização, os objectivos, a pedagogia, os docentes, os alunos, os programas, a investigação (em especial das ciências militares), as ligações aos seus pares e as relações com a sociedade civil.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Enquadramento conceptual

1.1.Ensino, formação e instrução militar

1.2.Contextos e variáveis de modelos de Ensino Militar (EM)

2.Primórdios do EM

3.O nascimento do EM (séc. XVI)

3.1.A Escola de Vila Viçosa

3.2.A Aula do Cosmógrafo-Mor

4.A profissionalização do EM (séc. XVII)

4.1.A Aula de Artilharia e Esquadria

4.2.As academias da arte militar

5.A cientificidade do EM (séc. XVIII)

5.1.Do Real Colégio dos Nobres à Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho

5.2.A Academia Real dos Guardas-Marinhas e outras escolas

6.A consolidação do EM (séc. XIX)

6.1.O Real Colégio Militar

6.2.As contingências das invasões francesas

6.3.As Escolas Politécnica, do Exército e Naval

7.A adaptação do EM à arte da guerra (séc. XX)

7.1.Lições das I e II GG

7.2.Condicionamentos da guerra em África

7.3.Acomodação à guerra fria e à paz quente

7.4.Revoluções e EM

8.A apropriação do EM (séc. XXI)

9.As Escolas Regimentais (do Conde de Lippe à Guerra em África)

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%

Bibliografia

1. CARVALHO, Rómulo de, História do Ensino em Portugal, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1996.

2. AA.VV., Esboço Histórico do Ensino Superior Militar em Portugal, Lisboa, Academia Militar, 1959.

3. BARATA, Manuel Themudo e TEIXEIRA, Nuno (dir.), Nova História Militar de Portugal, 5 vols, Lisboa, Círculo de Leitores, 2004.

4. BORGES, João Vieira, Pensamento Estratégico Português: Contributos (Séc. XVI a XIX), Prefácio, Lisboa,2006.

5. SOUSA, Pedro Marquês de, As escolas regimentais do Exército e o esforço de alfabetização em Portugal, Revista Militar, Ago/Set 2009, pp. 991-1000.