Células tronco(estaminais) de cérebro - sua função e potencial terapêutico
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2013-2014
02022664
Ciências da Vida
Português
E-learning
TRIMESTRAL
2.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Momento de avaliação: Este momento é constituído por um teste de avaliação que é enviado aos alunos e devolvido para correcção após 2 horas. A avaliação consiste também numa entrevista individual (por skype ou meio similar) para detalhar aspectos relacionados com algum módulo do curso.
A classificação final será expressa como
*Aprovado
-Excelente
-Muito Bom
-Bom
-Suficiente
*Reprovado
Resultados de Aprendizagem
Com o presente curso os alunos deverão adquirir as seguintes competências: 1- saber identificar as estruturas anatómicas que contêm células tronco neurais; 2- discutir o controlo da proliferação e diferenciação de células tronco neurais; 3- saber interpretar e discutir dados da bibliografia respeitante a células tronco neurais; 4- compreender os processos básicos de protocolos de imunofluorescência; 5- compreender o funcionamento e aplicação do microscópio confocal no estudo de tecido cerebral; 6- desenvolver capacidade de leitura crítica de bibliografia científica e de exposição dos respectivos conteúdos.
Estágio(s)
NãoPrograma
O curso será organizado em três módulos:
1- Módulo de seminários interativos
a) Introdução ao Sistema Nervoso;
b) Células tronco (células estaminais) do cérebro e nichos neurogénicos;
c) Células tronco do cérebro e função;
d) Células tronco do cérebro e patologia;
e) Metodologias para investigação de células tronco neurais.
2- Módulo de demonstração de técnicas e desenvolvimento de protocolos
a) Cultura de células tronco neurais;
b) Imunofluorescência em fatias de cérebro de roedores;
c) Aquisição e quantificação de imagens de imunofluorescência em microscopia confocal;
d) Imagiologia de fluorescência em células individual viva.
3- Módulo de discussão de artigos científicos.
Métodos de Avaliação
Avaliação
A aprovação é obtida através da classificação obtida pela ponderação dos seguintes elementos: *Pertinência da participação dos alunos na discussão dos Módulos 1, 2 e 3; - 25% da classificação final *Rigor e profundidade científica na apresentação do artigo científico – 25% da classificação final *Classificação no exame final (escrito e oral) – 50% da classificação final: 100.0%
Bibliografia
*Interaction Between Neurons and Glia in Aging and Disease (2007). João O. Malva, Ana C. Rego, Rodrigo A. Cunha, Catarina R. Oliveira (Eds). Springer, New York.
*Microglia: The Bodyguard and the Hunter in the Adult Neurogenic Niche (2012) Valero J., Eiriz M.F., Santos I, Ferreira R. and Malva J.O. Advances in Stem Cell Research; Stem Cell Biology and Regenerative Medicine pp. 245-279, Humana Press.