Língua e Cultura Francesas II

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02022560
Área Científica
Linguas e Literaturas Estrangeiras
Língua de Ensino
Francês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas com métodos comunicativos orientados para a ação e métodos por tarefas e projetos.Prática das competências oral e escrita da língua através de diferentes tipos de textos escritos e materiais audiovisuais.

Resultados de Aprendizagem

Este curso destina-se a estudantes que tenham conhecimentos básicos de Francês ao nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Pretende-se atingir um nível idêntico ao A2.

Curso orientado para a prática oral e escrita da língua francesa, incluindo uma sensibilização para a cultura francófona.

Competência oral: compreensão e expressão oral, a partir de documentos contemporâneos do mundo francófono.

Competência escrita: domínio de léxico temático em diferentes áreas bem como das estruturas básicas e complexas do discurso, a partir de documentos autênticos atuais.

- Desenvolvimento da competência de receção.

- Reflexão sobre o funcionamento da língua francesa.

- Treino da competência produtiva.

- Trabalho de investigação: pesquisar, nomeadamente na internet.

Estágio(s)

Não

Programa

Vida profissional. Vida quotidiana e cultura.As áreas temáticas abordadas são idênticas às do nível A1,por se tratar de um curso de aprofundamento de conhecimentos,neste caso com particular incidência em:-Informações pessoais;-Registos de linguagem;-Descrição de ações quotidianas e/ou passadas;-Expressão e pedidos de opinião;-Orientação na cidade;-Notícias de jornal.

Docente(s) responsável(eis)

Bruna Isabel Joaquim Plácido

Anne-Marie Chorence Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação contínua: - Participação oral nas aulas; - Realização trabalhos de casa; - Realização pequenos testes de avaliação. A avaliação de conhecimentos dos cursos livres pauta-se por regulamento próprio, consultar em http://www.uc.pt/fluc/cl/regulamentos/fluc/cl/ficheiros/regulamento_aval : 100.0%

Bibliografia

BARTHÉLÉMY, F. ; CHEIN, S. ; ETIENBLED, A. ; MIMRAN, R. ; POISSON-QUINTON, S., Zénith A2  – Méthode de français, CLE International, 2013.

  • MÉRIEUX, R. ; LOISEAU, Y., Connexions 2, Didier, 2004.
  • MIMRAN, R. ; POISSON-QUINTON, S., Zénith A2 – Cahier d’exercices, CLE International, 2013.