Língua e Cultura Alemãs IV

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02022477
Área Científica
Linguas e Literaturas Estrangeiras
Língua de Ensino
Alemão
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A avaliação contínua contempla os seguintes critérios:
- Participação oral nas aulas
- Trabalhos de casa
- Pequenos testes de avaliação
A prova final escrita, com uma duração de 90 minutos, realiza-se no último bloco das aulas e integrará exercícios de leitura, de audição, de produção escrita e exercícios de gramática.
 
A avaliação de conhecimentos dos cursos livres pauta-se por regulamento próprio, consultar em http://www.uc.pt/fluc/cl/regulamentos/fluc/cl/ficheiros/regulamento_aval

Resultados de Aprendizagem

O curso de Língua e Cultura Alemãs - Nível IV visa ensinar a Língua Alemã na sua forma escrita e oral, quer ao nível da receção, quer da produção. Os objetivos do curso orientam-se pelo nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL).

No final do nível A2, o formando terá adquirido as competências linguísticas seguintes:
• Consegue compreender frases e frequentemente usa expressões relacionadas com as áreas de relevância imediata (informação pessoal e familiar, compras, geografia local e emprego);
• Consegue comunicar em tarefas simples e rotineiras que requerem troca de informação simples e direta, como assuntos do seu conhecimento.
• Consegue descrever aspetos simples do seu passado, o meio circundante e referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.

Estágio(s)

Não

Programa

As áreas temáticas abordadas:

O tempo meteorológico, Compra de roupa, Planeamento de uma viagem, Visita de uma cidade, descrições de caminho,  Formação profissional,  Profissões,  Concursos de estágios,  História de uma empresa, O 1º dia no estágio,  Regiões turísticas na Alemanha, Alojamento e alimentação,  Desportos.


Os itens gramaticais previstos:

O diminutivo, Pronome interrogativo Welch-  Demonstrativo dies-,  artigos indefinidos jed-, kein-, all-, viel-, wenig-,  advérbios locais bei, bis (zu), links, rechts, gegenüber von, entlang, rein, raus,  Perguntas e pedidos, recomendações e propostas com o conjuntivo II de haben, können, dürfen, werden, sollen,  Complementos e  Adjetivos no genitivo, Frases relativas e pronomes relativos,  Voz passiva, Comparação de adjetivos: comparativo e superlativo, Frases de comparação com so/genauso wie, als , Frases temporais com wenn, als  O prefixo negativo un- , werden + complementos no nominativo e adjetivos.

Docente(s) responsável(eis)

Frank Leppert

Métodos de Avaliação

Avaliação
Prova final escrita: 50.0%
Avaliação contínua: 50.0%

Bibliografia

Manual DaF kompakt A2