Tese

Ano
2
Ano lectivo
2020-2021
Código
03015679
Área Científica
Saúde
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
180.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Durante o seu trabalho de “Tese” o aluno deverá ser encorajado a desenvolver um trabalho cientifico de excelência. Para isso o aluno será acompanhado de perto pelos seus orientadores, que o ajudarão na prossecução dos estudos previstos no programa de trabalhos inicialmente proposto. De forma a poder este acompanhamento e tomar conhecimento do desenrolar dos trabalhos, o aluno deverá fazer apresentações periódicas, nas quais são abordados e discutidos os resultados obtidos, assim como os projectos futuros.

Resultados de Aprendizagem

Na UC “Dissertação” pretende-se que aluno desenvolva um projecto de investigação de elevado mérito científico e técnico. Este projecto deverá ser realizado sob orientação de pelo menos dois docentes/ investigadores afiliados a duas das instituições participantes. A dissertação deve constituir um trabalho original de elevado impacto cientifico, desenvolvido maioritariamente pelo aluno. Pretende-se ainda que durante a realização do trabalho conducente a tese de doutoramento o aluno adquira as competências que lhe permita entender o processo de investigação, incluindo a componente experimental e análise de dados, assim como a sua divulgação, através da publicação de artigos científicos em revistas internacionais com revisão por pares. No final, o aluno deverá ter adquirido as competências que lhe permita iniciar uma carreira cientifica, autónoma e independente, que envolva a orientação cientifica de alunos em formação pós-graduada, assim como a coordenação de projectos de investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

Pretende-se que o aluno desenvolva de um trabalho científico original de grande relevância cientifica, na área do envelhecimento e doenças crónicas. Neste contexto, o aluno deverá abordar uma questão científica original, identificando e utilizando de forma adequada os meios técnicos e tecnológicos necessários para testar a hipótese. Nesse âmbito, o aluno deverá tomar contacto com técnicas e metodologias diversas, que lhe permita ter uma perspectiva interdisciplinar e integrativa do processo de investigação. No desenvolvimento do trabalho o aluno será acompanhado de perto, e de forma regular, pelos supervisores, que orientarão o aluno nas tarefas laboratoriais, no desenho experimental e na interpretação dos resultados obtidos. O aluno será ainda encorajado a participar activamente nas actividades de divulgação do seu trabalho, na forma de artigos científicos em revistas internacionais com revisão por pares, quer na forma de apresentação em congressos científicos.

Docente(s) responsável(eis)

Henrique Manuel Paixão dos Santos Girão

Métodos de Avaliação

Avaliação
O aluno deverá fazer apresentações periódicas, nas quais são abordados e discutidos os resultados obtidos, assim como os projectos futuros: 100.0%

Bibliografia

Não aplicável/Not applicable.