Projeto
1
2017-2018
02022423
Necessidades Educativas Especiais
Português
E-learning
Semestral
10.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
O módulo está organizado em 2 sub-módulos com duração de 29 dias.Estão previstas 2 atividades interrelacionadas.Primeiro a submissão de um pré-projeto,a comentar pelo docente,incluindo sugestões de melhoria e estratégias para ultrapassar dificuldades futuras de implementação.Segundo,o projeto final do programa de exercício,a implementar em contexto comunitário em pessoas com deficiência física ou intelectual.Os estudantes devem utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso para planear,implementar e monitorizar o programa,dando respostas adequadas às necessidades específicas.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que o estudante domine um conjunto de conteúdos que lhes permitam compreender e enquadrar o exercício e a atividade física adaptada como importante meio de prevenção e de melhoria dos níveis de saúde e de bem-estar psicológico em grupos especiais, contribuindo para a melhoria do nível individual de satisfação com a vida,
A7. Conhecer e analisar criticamente as políticas e organizações do sistema educativo e desportivo e das organizações ligadas a actividades de cariz recreativo, desportivo, turístico e da reabilitação motora, psicológica e social;
A10. Conhecer o problema da inactividade física na sociedade contemporânea, os factores de risco ao nível da saúde e do bem-estar e as principais políticas de combate ao sedentarismo;
A11. Conhecer os fundamentos das políticas de integração dos cidadãos com necessidades educativas especiais, numa perspectiva de integração plena em contextos educacionais, profissionais e socioculturais.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Submódulo 6.1. – Fase de preparação/pré-projeto
- Submódulo 6.2. – Fase de execução
Estrutura do relatório final
- Introdução, identificação do projecto; justificação do projecto em termos teóricos e pertinência no contexto da realidade cultural em que se enquadra;
- Enquadramento físico do projecto (entidade ao qual está associado) e objectivos gerais;
- Caracterização detalhada dos participantes;
- Estrutura do projecto de intervenção; diferentes fases (apresentação de um cronograma);
- Avaliação inicial dos participantes; instrumentos de medida utilizados; áreas fortes e áreas fracas;
- Descrição dos objectivos específicos de cada fase; estrutura das sessões de intervenção e grau de concretização desses mesmos objectivos (avaliação intermédia);
- Avaliação final e justificação dos resultados obtidos;
- Análise crítica e reflexiva do processo de intervenção levado a cabo; pontos mais positivos e pontos menos positivos
- Sugestões para intervenções futuras
Docente(s) responsável(eis)
José Pedro Leitão Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Estão previstas 2 atividades interrelacionadas. Primeiro a submissão de um pré-projeto, a comentar pelo docente, incluindo sugestões de melhoria e estratégias para ultrapassar dificuldades futuras de implementação. Segundo, o projeto final do programa de exercício, a implementar em contexto comunitário em pessoas com deficiência física ou intelectual: 100.0%
Bibliografia
Todo o material bibliográfico de suporte anexado na plataforma de ensino-aprendizagem, nos diferentes módulos do curso.