Projeto

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
02022423
Área Científica
Necessidades Educativas Especiais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
E-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

O módulo está organizado em 2 sub-módulos com duração de 29 dias.Estão previstas 2 atividades interrelacionadas.Primeiro a submissão de um pré-projeto,a comentar pelo docente,incluindo sugestões de melhoria e estratégias para ultrapassar dificuldades futuras de implementação.Segundo,o projeto final do programa de exercício,a implementar em contexto comunitário em pessoas com deficiência física ou intelectual.Os estudantes devem utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso para planear,implementar e monitorizar o programa,dando respostas adequadas às necessidades específicas.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que o estudante domine um conjunto de conteúdos que lhes permitam compreender e enquadrar o exercício e a atividade física adaptada como importante meio de prevenção e de melhoria dos níveis de saúde e de bem-estar psicológico em grupos especiais, contribuindo para a melhoria do nível individual de satisfação com a vida,

A7. Conhecer e analisar criticamente as políticas e organizações do sistema educativo e desportivo e das organizações ligadas a actividades de cariz recreativo, desportivo, turístico e da reabilitação motora, psicológica e social;

A10. Conhecer o problema da inactividade física na sociedade contemporânea, os factores de risco ao nível da saúde e do bem-estar e as principais políticas de combate ao sedentarismo;

A11. Conhecer os fundamentos das políticas de integração dos cidadãos com necessidades educativas especiais, numa perspectiva de integração plena em contextos educacionais, profissionais e socioculturais.

Estágio(s)

Não

Programa

  • Submódulo 6.1. – Fase de preparação/pré-projeto
  • Submódulo 6.2. – Fase de execução

 

 

Estrutura do relatório final

  1. Introdução, identificação do projecto; justificação do projecto em termos teóricos e pertinência no contexto da realidade cultural em que se enquadra;
  2. Enquadramento físico do projecto (entidade ao qual está associado) e objectivos gerais;
  3. Caracterização detalhada dos participantes;
  4. Estrutura do projecto de intervenção; diferentes fases (apresentação de um cronograma);
  5. Avaliação inicial dos participantes; instrumentos de medida utilizados; áreas fortes e áreas fracas;
  6. Descrição dos objectivos específicos de cada fase; estrutura das sessões de intervenção e grau de concretização desses mesmos objectivos (avaliação intermédia);
  7. Avaliação final e justificação dos resultados obtidos;
  8.  Análise crítica e reflexiva do processo de intervenção levado a cabo; pontos mais positivos e pontos menos positivos
  9. Sugestões para intervenções futuras

Docente(s) responsável(eis)

José Pedro Leitão Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Estão previstas 2 atividades interrelacionadas. Primeiro a submissão de um pré-projeto, a comentar pelo docente, incluindo sugestões de melhoria e estratégias para ultrapassar dificuldades futuras de implementação. Segundo, o projeto final do programa de exercício, a implementar em contexto comunitário em pessoas com deficiência física ou intelectual: 100.0%

Bibliografia

Todo o material bibliográfico de suporte anexado na plataforma de ensino-aprendizagem, nos diferentes módulos do curso.