Exercício e atividade física em indivíduos com deficiências intelectuais

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
02022412
Área Científica
Necessidades Educativas Especiais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
E-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

O módulo 5B está organizado em 3 sub módulos e vários temas. A transição entre submódulos faz-se livremente, embora para cada um exista um cronograma com datas e atividades específicas. O módulo tem a duração de 42 dias, estimando-se uma média de 2h30h de trabalho/dedicação diária aos conteúdos do módulo.

As atividades do módulo 5B promovem o estudo e a reflexão individual, bem como o trabalho colaborativo, partindo do pressupondo que o aluno investiga e reflete sobre as matérias e materiais disponibilizados.

Resultados de Aprendizagem

O módulo aborda os aspectos específicos da deficiência intelectual e a forma como a prática regular de exercício físico contribui para uma melhoria do bem-estar físico e psicológico nestes grupos.Pretende-se que o estudante domine um conjunto de conteúdos que lhes permitam compreender e enquadrar e planificar atividades físicas adaptadas para indivíduos com deficiência intelectual.A7.Conhecer e analisar criticamente as políticas e organizações do sistema educativo e desportivo e das organizações ligadas a atividades de cariz recreativo,desportivo,turístico e da reabilitação motora,psicológica e social;A10.Conhecer o problema da inatividade física na sociedade contemporânea,os factores de risco ao nível da saúde e do bem-estar e as principais políticas de combate ao sedentarismo;A11.Conhecer os fundamentos das políticas de integração dos cidadãos com necessidades educativas especiais,numa perspetiva de integração plena em contextos educacionais,profissionais e socioculturais.

Estágio(s)

Não

Programa

  • Submódulo 5B.1 – Caracterização da deficiência intelectual 
    • Tema 5B.1.1 | Definição, perfil, etiologia, classificação, níveis de apoio
    • Tema 5B.1.2 | O caso particular do Síndroma de Down
    • Tema 5B.1.3 | Os Afetos na Deficiência Intelectual
  • Submódulo 5B.2 – Atividade física adaptada em jovens com deficiência intelectual
    • Tema 5B.2.1 | Estratégias Pedagógicas e Princípios de Adaptação de Jogos e Atividades
  • Submódulo 5B.3 – Deficiência intelectual e desporto
    • Tema 5B.3.1 | Critérios de Elegibilidade na Deficiência Intelectual
    • Tema 5B.3.2 | Contexto Mundial e Nacional - INAS-FID; Special Olympics; ANDDI

Docente(s) responsável(eis)

Maria João Carvalheiro Campos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Para o Módulo 5B estão previstas atividades de avaliação e atividades de estudo orientado, com datas específicas de execução. Todas as atividades previstas são de caráter obrigatório, mas apenas as atividades de avaliação são de natureza sumativa, sendo contabilizadas para a classificação final do módulo e do curso. : 100.0%

Bibliografia

(1) Mactavish, J. & Dowds, M. (2003). Physical activity and sport for individuals with intellectual disability. In R.D. Steadward, G.D. Wheeler, & E.J. Watkinson (Eds.), Adapted Physical Activity (pp. 559-587). Alberta: University of Alberta Press.

 (2) Pitetti, K.H., Rimmer, J.H., & Fernhall, B. (1993). Physical fitness and adults with mental retardation: An overview of current research and future directions. Sports Medicine, 16, 23-56.

(3) Chanias, A.K., Reid, G., & Hoover, M.L. (1998). Exercise effects on health-related physical fitness of individuals with an intellectual disability: A meta-analysis. Adapted Physical Activity Quarterly, 15, 119-140.

(4) Fernhall, B. (1997). Mental Retardation. In American College of Sports Medicine (Eds.), Exercise management for persons with chronic diseases and disabilities (pp. 221-225). Champaign, Il: Human Kinetics Publishers