Exercício e Atividade Física para Indivíduos com Deficiências Físicas
1
2017-2018
02022401
Necessidades Educativas Especiais
Português
E-learning
Semestral
4.0
Opcional
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
O módulo 5A está organizado em 3 sub módulos e vários temas. A transição entre submódulos faz-se livremente, embora para cada um exista um cronograma com datas e atividades específicas. O módulo tem a duração de 42 dias, estimando-se uma média de 2h30h de trabalho/dedicação diária aos conteúdos do módulo.
As atividades do módulo 5A promovem o estudo e a reflexão individual, bem como o trabalho colaborativo, partindo do pressupondo que o aluno investiga e reflete sobre as matérias e materiais disponibilizados.
Resultados de Aprendizagem
A u.c. promove o conhecimento científico teórico-prático na área da intervenção com indivíduos com deficiências físicas e desenvolve nos estudantes a capacidade de planear e implementar programas lúdicos e desportivos adequados às necessidades específicas desta população.
A7. Conhecer e analisar criticamente as políticas e organizações do sistema educativo e desportivo e das organizações ligadas a atividades de cariz recreativo, desportivo, turístico e da reabilitação motora, psicológica e social;
A10. Conhecer o problema da inatividade física na sociedade contemporânea, os fatores de risco ao nível da saúde e do bem-estar e as principais políticas de combate ao sedentarismo;
A11. Conhecer os fundamentos das políticas de integração dos cidadãos com necessidades educativas especiais, numa perspetiva de integração plena em contextos educacionais, profissionais e socioculturais.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Submódulo 5.A.1 – Traumatizados vertebro-medulares e similares
- Tema 5 A.1.1 | Conceitos de deficiência
- Tema 5A.1.2 | Deficiência motora: definição e tipologias
- Tema 5A.1.3 | Desporto para deficientes motores
- Submódulo 5.2.A – “Les Autres”
- Tema 5A.2.1 | Doenças do sistema osteoarticular e do tecido conjuntivo
- Tema 5A.2.2 | Doenças do sistema nervoso
- Submódulo 5.3.A – Paralisia cerebral
- Tema 5A.3.1 | Etiologia e Definição
- Tema 5A.3.2 | Tipos de paralisia cerebral | Classificação topográfica
- Tema 5A.3.3 | Implicações da condição na prática de atividade física e desportiva
- Tema 5A.3.4 | Benefícios da atividade física/desportiva no indivíduo com paralisia cerebral | Bem-estar físico e psicológico
Tema 5A.3.5 | Desporto e Recreação: Principais atividades físicas e desportivas (AFD)
Docente(s) responsável(eis)
José Pedro Leitão Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Para o Módulo 5A estão previstas atividades de avaliação e atividades de estudo orientado, com datas específicas de execução. Todas as atividades previstas são de caráter obrigatório, mas apenas as atividades de avaliação são de natureza sumativa, sendo contabilizadas para a classificação final do módulo e do curso. : 100.0%
Bibliografia
ACSM’S Exercise Management for Persons with Chronic Diseases and Disabilities, 1997, Human Kinetics, Champaign
OMS-DGS (2004). CIF - Classificação Internacional de Funcionalidade, Lisboa.
Sherril, C. (1998). Adapted Physical Activity, Recreation and Sport. 5th ed., McGraw-Hill.
Winnick, J., 2000. Adapted Physical Education and Sport, 3rd ed. Human Kinetics, Champaign
Braun, J. & Sieper, J. (2007). Ankylosing spondylitis. The Lancet, Vol. 369, 1379-1390. Retrieved June 08, 2007 from Lancet, indexed for Elsevier Science Inc.
Haslock, I. (2003). Ankylosing spondylitis: management, in: Hochberg, M., Silman, A, Smolen, J., Weiblatt, M. e Weisman, M. (2003). Rheumatology, Ankylosing spondylitis, Excerpta Medica Publications, London: Elsevier Ltd.
Laíns, J., Campos, I. & Almeida, J. (2010). Exercício físico na fibromialgia, Rev Medic Desp, Vol 1, nº. 3, 18-20.