Nutrição e Exercício Físico em Grupos Especiais
1
2017-2018
02022387
Ciências do Desporto
Português
E-learning
Semestral
4.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
O módulo 3 está organizado em 3 sub módulos e vários temas. A transição entre sub-módulos faz-se livremente, embora para cada um exista um cronograma com datas e atividades específicas. O módulo tem a duração de 42 dias, estimando-se uma média de 2h30h de trabalho/dedicação diária aos conteúdos do módulo.
As atividades do módulo 3 promovem o estudo e a reflexão individual, bem como o trabalho colaborativo, partindo do pressupondo que o aluno investiga e reflete sobre as matérias e materiais disponibilizados.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que o estudante domine um conjunto de conteúdos que lhes permitam compreender e enquadrar a melhoria do equilibro alimentar em grupos especiais, em colaboração com os especialistas nesta área.
A7. Conhecer e analisar criticamente as recomendações para uma alimentação equilibrada e a estratégia da sua aplicação;
A10. Ser capaz de analisar a qualidade do equilibro alimentar de uma pessoa ou de um grupo de pessoas;
A11. Ter capacidade de adaptar este conhecimento as necessidades especificas de grupos especiais.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Submódulo 3.1 - A alimentação equilibrada
- Tema 3.1.1 | Princípios da alimentação equilibrada
- Tema 3.1.2 | Estratégia alimentar para uma alimentação equilibrada
- Submódulo 3.2 – Princípios de metrologia em nutrição
- Tema 3.2.1 | A utilização da tabela de composição dos alimentos
- Tema 3.2.2 | Os princípios do inquérito e da prescrição alimentar
- Submódulo 3.3 – Casos especiais
- Tema 3.3.1 | Alimentação em populações especiais
- Tema 3.3.2 | Alimentação e exercício físico
Tema 3.3.3 | Distúrbios do Comportamento Alimentar em Atletas
Docente(s) responsável(eis)
Alain Guy Marie Massart
Métodos de Avaliação
Avaliação
Para o Módulo 3 estão previstas atividades de avaliação e atividades de estudo orientado, com datas específicas de execução. Todas as atividades previstas são de caráter obrigatório, mas apenas as atividades de avaliação são de natureza sumativa, sendo contabilizadas para a classificação final do módulo e do curso. : 100.0%
Bibliografia
(1) Biesek S. e col. (2005). Estratégia de nutrição e suplementação no esporte. Barueri: Manole.
(2) Horta L. (1996). Nutrição no desporto. Caminho: Lisboa.
(3) Saldanha H (1999). Nutrição Clínica. LIDEL: Lisboa.
(4) Shils ME, Shike M, Ross AC, Caballero B, Cousins RJ. (2006). Modern Nutrition in Health and Disease. Tenth Edition. 2006 Lippincott Williams & Wilkins.